Cursos Online
quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Vestibular » 3 dicas rápidas para treinar redação para o Enem e Fuvest

3 dicas rápidas para treinar redação para o Enem e Fuvest

Olá, pessoal!

A redação é mesmo um dos maiores medos de todo vestibulando ou estudante que vai fazer o Enem, não é mesmo? No entanto, não precisa ser assim. Com algumas dicas para fazer redação e um bom treino, você vai tirar de letra essa etapa tão importante das provas.

Para ter bons resultados nas redações do Enem e da Fuvest, o candidato precisa adotar estratégias de estudo específicas visando ampliar as chances de obter a nota máxima na avaliação.

É nesse sentido que a professora de redação e coordenadora do Ensino Médio Daniela Aizenstein do Colégio Poliedro, de São Paulo falou sobre quais hábitos são um diferencial para o bom desempenho em redação em ambas as provas.

Dicas para treinar redação

Confira a seguir as dicas da professora para que você vá bem tanto na Fuvest como no Enem:

1- Escreva semanalmente

A melhor forma de escrever bem é por meio da prática. Por isso, separe momentos da sua rotina de estudos especificamente para a redação. Faça pelo menos uma por semana e peça a um professor especializado que corrija para você. Assim, ele será capaz de apontar suas falhas e pontos fortes, dando um parâmetro do que você precisa estudar mais.

2- Leia constantemente

Segundo a professora, é essencial que o candidato “leia constantemente as principais fontes de informação, como jornais, revistas e sites, porque precisa se atualizar”. Como as bancas corretoras da Fuvest e do Enem estão muito a par das discussões contemporâneas e buscam alunos capazes de criar posicionamentos críticos sobre tal, é muito importante se manter atualizado.

3- Analise provas anteriores

Para Daniela, mais do que escrever textos sobre as propostas de outros anos, os candidatos devem “procurar a publicação das melhores redações, para fazer uma análise atenta, buscando identificar os pontos positivos para terem parâmetros no momento de escrever a própria”. Segundo ela, “sempre é uma boa referência para o aluno poder pautar o que a banca entende como uma boa redação”.

O Enem, especificamente, aponta duas ou três boas redações, assim como outras ruins, no próprio manual. Já a Fuvest disponibilizava as melhores no site, mas não fez isso no último ano.

Então já sabe: leia muito, escreva muito e esteja tranquilo na hora de fazer a redação do Enem ou a redação da Fuvest.

Estamos torcendo por você!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.