Cursos Online
quarta-feira , 13 dezembro 2017
Capa » Concurso Público » Como se preparar para concursos públicos federais

Como se preparar para concursos públicos federais

 

Existem diversos motivos que fazem dos concursos públicos federais os mais concorridos. Altos salários, estabilidade no emprego e reconhecimento são os grandes benefícios oferecidos por esses concursos, tanto que muita gente abre mão do emprego e outros projetos apenas para se preparar para um concurso federal. Diante da dificuldade e grande concorrência, a preparação deve começar antes mesmo da publicação do edital e seguir uma rotina de organização, somente assim, o candidato realmente estará preparado para sair na frente da concorrência. Confira algumas dicas valiosas de como se preparar para concursos públicos:

Leia atentamente todo o edital

Um grande emprego tem suas exigências. Por isso, é importante que se leia todo o edital, e não somente as datas e conteúdo programático. Observe todas as exigências com atenção para depois não ter uma surpresa e ser desclassificado; principalmente, para concursos que exigem avaliação física e prova de títulos; verifique corretamente os anexos e adendos e fique também ligado nas atualizações que os editais sofrem depois de sua publicação.

Estabeleça uma rotina de estudos

Isso significa uma rotina que seja realmente eficaz. Não deixe pra estudar quando estiver cansado e com sono, em ambientes que não favorecem o seu aprendizado, ou com interrupções, pois mesmo que você memorize o conteúdo, provavelmente o terá esquecido no dia seguinte.

Observe o seu ritmo de aprendizado e respeite-o. Qual é o tempo ideal de estudos? O máximo, desde que não gere estafa mental. Se você despender mais de uma hora estudando, faça algumas pequenas pausas: saia do ambiente, ouça uma música, coma alguma coisa, enfim, mude um pouco o foco para depois retornar renovado.

Faça planos de estudo

Aqui entra a organização. Um plano de estudos começa mesmo antes da publicação do edital. Nesse período, você pode estudar as matérias, intercalando-as. Após a publicação do edital, seu plano de estudos pode se focar em exercícios e resolução de problemas. Também será a hora para tirar dúvidas que ficaram para trás.

Estude Inglês e Informática

Em praticamente todos os concursos essas disciplinas já são cobradas, portanto, não as deixe de lado. Estude muito, independente do concurso federal, língua inglesa e noções de informática, pois elas carregam grande probabilidade de ser o diferencial de muita gente.

Leia, escreva e reescreva

Uma excelente dica de estudos é escrever em um caderno os principais tópicos de uma leitura, dessa forma você exercita a compreensão do que está estudando, e não apenas a memorização. Treine expressar o seu ponto de vista, ou sua compreensão de um assunto. É interessante que se escreva pequenos textos a respeito de temas, pois além de treinar a escrita, você melhora sua capacidade argumentativa, que são pontos fundamentais para uma boa redação.

Pesquise e resolva provas anteriores

O maior crivo para você saber se está ou não preparado será o seu desempenho em provas anteriores desses concursos. Pesquise avaliações de mais de uma edição anterior e tente resolvê-las. O interessante é que nesse momento surgirão diversas dúvidas e inseguranças que você terá tempo de resolver, além de essas provas servirem como um guia para os temas que mais são abordados, ou os tipos de questões. Também, faça redações dos temas anteriores.

Tenha vida social

Muita gente fica tão focada em estudar que abre mão de família, amigos e outros relacionamentos. Contando que você não abuse dos horários e da sua saúde, separe momentos para descansar, estar entre família e amigos. É claro que, enquanto se prepara, você terá que se abdicar de algumas coisas, mas concilie lazer e estudos de maneira saudável. A vida de concurseiro é temporária e, por isso, ao fazer aquele imenso sacrifício, lembre-se que depois da aprovação e o emprego, todo o esforço terá valido a pena!
E lembre-se que o Rede de Cursos oferece diversas apostilas gratuitas para estudar para Concursos Públicos! Acesse e confira o material que está disponível no site para download.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.