Cursos Online
sexta-feira , 23 junho 2017
Capa » Concurso Público » O que um concurseiro precisa prestar atenção para as provas

O que um concurseiro precisa prestar atenção para as provas

 

 

Para conseguir a classificação em um concurso público, realmente não há uma fórmula pronta, mas se houvesse, certamente ela conteria muito estudo, planejamento e equilíbrio emocional. Reunimos algumas dicas úteis que você, concurseiro, precisa prestar atenção para as provas.

Verifique local e horário das provas

Essa dica é óbvia e nem deveria ser dita se não fosse a enorme quantidade de pessoas que, no dia da prova, simplesmente não sabem onde fica. Observe antes o local da prova, se você não estiver familiarizado com ele, dê uma olhada no mapa, busque referências e se for possível, vá até lá antes para conhecer o trajeto. Esteja também atento ao tempo, planeje para chegar sempre com pelo menos 40 minutos de antecedência. Em dias de concurso público, as imediações do local ficam congestionadas e esse atraso deve ser considerado, sem contar os imprevistos que podem acontecer. Não deixe que esse detalhe estrague toda sua preparação ou que lhe seja motivo de ansiedade minutos antes de realizar as provas.

Interprete os textos com atenção

Um crivo clássico das provas são as pegadinhas. Leia os textos com atenção, inclusive os enunciados. Preste atenção com as conjunções “não”, “mas”, “apenas” presentes nas questões. Se você não compreendeu um texto direito, leia novamente e mais devagar. Na redação, certifique-se de que realmente está tratando do tema proposto. Não deixe a desatenção colocar você em pegadinhas que depois irão lhe custar colocações.

Atenção ao preencher o caderno de respostas

Essa parece ser uma dica óbvia, até porque em todos os concursos os fiscais alertam os candidatos para terem bastante cuidado no preenchimento dos cartões de resposta. Mas, infelizmente, esse ainda é um dos maiores erros que levam os candidatos a perderem pontos e não se classificarem; são muitos os casos de pessoas que perderam vaga por conta de uma única questão errada. Muitas vezes, por mais que tenhamos cuidado, a ansiedade e o cansaço podem simplesmente confundir nossa atenção e nos fazer errar. Essa é uma dica para todos os candidatos, inclusive os de maior experiência: tenha todo o cuidado ao preencher o cartão de respostas, transcreva primeiro a lápis; preste muita atenção e confira cada questão antes de passar para a caneta, por mais que isso demore, lembre-se que uma questão errada pode fazer a diferença entre a aprovação e a desclassificação!

Não se desespere com os comentários dos outros

Isso já começa na sala. Após duas horas, pelo menos metade da sala fica vazia. Geralmente são as pessoas que acham que não sabem nada e desistem ou aquelas que acham que sabem tudo e gabaritaram a prova. Ver as pessoas saindo da sala é motivo de desespero para muitos concurseiros, que acabam achando que estão ficando para trás ou que o tempo está acabando e ficam tão ansiosos que não conseguem raciocinar direito nas questões. Não se desespere ao perceber que as pessoas estão terminando e você não. A única coisa que importa ali é a prova que você está fazendo e somente ela merece atenção.

Fique de olho no Diário Oficial

Sempre ocorrem problemas quando as bancas e as entidades públicas tentam avisar os candidatos das convocações de forma direta, por cartas, e-mail, etc. Por isso, muitos editais já preveem a publicação de todos os atos referentes após a homologação no Diário Oficial. Ao período da convocação, o não atendimento implica automaticamente na eliminação do candidato, por isso não deixe de ficar de olho nas publicações do Diário Oficial indicado no Edital diariamente para não perder sua convocação. Geralmente o Diário Oficial de cada estado é disponibilizado na internet, o que facilita ainda mais a sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.