Cursos Online
quinta-feira , 21 março 2019
Capa » Graduação » Quais são os cinco tipos de graduação? 

Quais são os cinco tipos de graduação? 

 

Olá, leitor!

Será que você conhece bem todas as opções de formação de nível superior existentes no Brasil? A maioria das pessoas não têm esse conhecimento e muitas vezes deixam para planejar as suas carreiras durante a faculdade ou até depois de se formarem. Por isso, confira os cinco tipos de graduação e os caminhos que podem ser seguidos com cada um deles.

Cursos sequenciais  

Foram criados com o objetivo de especializar o indivíduo em um determinado assunto e não sobre uma área do conhecimento. São classificados como formação de nível superior de curta duração, pois possuem uma duração média de dois anos.

Ainda que preparem o profissional para o mercado de trabalho, não equivalem ao curso de bacharelado, licenciatura ou tecnológico porque não permitem que o estudante siga para um mestrado ou doutorado. Porém, dá a possibilidade de se entrar em algum curso de bacharelado, por exemplo, e eliminar disciplinas, o que encurtaria essa formação para dois ou três anos.

Graduação modulada

É por meio da graduação modulada que o aluno aproveita os créditos adquiridos nos cursos sequenciais para seguir para uma graduação de curso regular, como bacharelado e licenciatura.

Nem todos os cursos são compatíveis e não são todas as instituições de ensino que a oferecem, por isso a universidade que disponibiliza essa opção deve também oferecer uma tabela de equivalência. Com o diploma, o indivíduo pode dar continuidade na carreira acadêmica inclusive na pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Curso Tecnológico

Os cursos tecnológicos são graduações de nível superior de curta duração, cerca de dois a três anos. São focados em uma determinada área para preparar os profissionais para atender uma necessidade imediata do mercado de trabalho. São objetivados em trabalhar as habilidades práticas, no entanto são mais restritos em suas áreas de atuação.

Bacharelado

Considerado uma formação de nível superior tradicional, o bacharelado é uma graduação de longa duração, de quatro a seis anos. Ele prepara o aluno com uma sólida base teórica e prática em uma área do conhecimento, o que permite diferentes oportunidades de atuação no mercado, inclusive como docente (necessário cursar um mestrado e/ou doutorado).

Licenciatura

Este tipo de graduação forma o profissional em uma disciplina específica (matemática, física, bioligia, etc) com foco na carreira de docente, seja da educação infantil, fundamental e médio.

É considerada de média longa duração, de quatro a cinco anos, e possibilita que o estudante curse outras especializações para atuar no mercado de trabalho.

Cada uma das modalidades de graduação apresentadas foram criadas com a intenção de atender necessidades mercadológicas e diferentes perfis de indivíduos. Porém, é preciso que a pessoa tenha os seus objetivos profissionais muito claros e bem definidos, só assim serão poupados tempo e dinheiro. Além disso, saber o que se quer encurta o caminho para alcançar o ápice da carreira.

Existem algumas dicas que podem servir como passos caso a pessoa ainda não saiba que caminho seguir:

  1. Fazer um teste vocacional. Por meio dele você saberá qual é seu perfil e quais habilidades se destacam.
  2. Imaginar o seu futuro. Listar algumas poucas atividades que você se enxerga atuando para o resto da vida.
  3. Enquadrar as opções listadas em áreas do conhecimento.
  4. Analisar tendências de mercado. Verificar dentro das opções qual é aquela com maior oportunidade de trabalho e crescimento.
  5. Verifique dentro das opções itens como faixa salarial, qualidade de vida, necessidade de mais especializações e o tempo e recurso financeiro necessário para concluir tudo.
  6. Tome a decisão que mais satisfez os seus objetivos, mas tenha sempre uma segunda carta na manga, caso decida mudar o rumo ao longo do caminho.

Boa sorte!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.