Cursos Online
quinta-feira , 21 março 2019
Capa » Artigos e Entrevistas » Artigos » O que são cursos sequenciais?

O que são cursos sequenciais?

 

Olá , leitor!

Os cursos sequenciais são uma espécie de qualificação superior de curta duração, média de dois anos, para aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam ampliar o conhecimento em um determinado campo. Apesar de ser de nível superior, os sequenciais não têm caráter de graduação, portanto, não equivalem a um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Esses cursos podem ser aderidos em qualquer momento após o segundo grau completo. Não devem, no entanto, ser vistos como um preparo ou até substitutivos a uma graduação porque o objetivo deles é aumentar o saber a cerca de um assunto.

Atenção! O Ministério da Educação separou os cursos sequenciais da seguinte forma:

– Cursos sequenciais de complementação de estudo individual

Para ingressar neste tipo de curso é exigido apenas que o candidato possua o diploma do ensino médio. Nele, o aluno pode montar sua grade com as disciplinas que foram oferecidas pela faculdade e reconhecidas pelo MEC, e que devem ser aprovadas pela coordenação. Ao final, ele tem direito a um certificado.

– Cursos sequenciais de complementação de estudo coletiva

A diferença para os de complementação coletiva é que não exigem uma autorização prévia do MEC porque devem estar atrelados a cursos de graduação (estes sim reconhecidos pelo Ministério da Educação), porém, são submetidos a avaliações periódicas. Outro ponto é que a proposta da grade curricular é feita pela instituição.

– Cursos sequenciais de formação específica

Neste caso, são exclusivamente coletivos e devem seguir todas as regras de autorização e reconhecimento do MEC. Além da conclusão do ensino médio, é necessário que o candidato possua diploma de graduação ou comprove que está cursando uma. O aluno é submetido a um conjunto de disciplinas determinada pela instituição de ensino e, ao concluir, receberá um diploma – para isso a carga horária não pode ser inferior a 1600 horas e a 400 dias letivos.

Observações

  • Os cursos sequenciais que possuem uma carga horária acima das 1600 horas permite que seus alunos ingressem em uma pós-graduação lato-sensu, o que quer dizer que mestrado e doutorado não estão autorizados.
  • O candidato poderá concorrer a vagas de concursos públicos as quais o requisito básico é apenas um diploma superior.
  • Muito cuidado na hora de escolher o curso para não ficar sem diploma reconhecido. Ainda que a instituição tenha obtido uma autorização prévia do MEC, durante o curso ela passa por avaliação e, caso não tenham cumprido com as exigências, acaba não sendo reconhecida, automaticamente o diploma recebido também não. O conselho é ir atrás das instituições que já são bem avaliadas, com isso o risco é reduzido.

Vantagens de se fazer um curso sequencial

1) Acesso a um diploma de nível superior em curto tempo;

2) Curso de baixo custo quando comparado a uma graduação;

3) Impulsiona o indivíduo para que consiga um espaço melhor no mercado de trabalho.

4) Permite ao aluno, no caso do curso sequencial de formação específica, que dê continuidade à uma graduação com mais dois ou três anos de estudo;

5) Possibilita ao estudante que continue a se especializar em cursos de pós-graduação;

O ponto negativo dos cursos é que ainda se tem muito preconceito, um dos motivo pode ser porque são mais restritos a um campo específico do que a uma área de conhecimento e suas habilidades como os cursos de graduação. De todo modo, estão previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e controlados pela Secretaria de Educação Superior.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.