Cursos Online
quarta-feira , 23 outubro 2019
Capa » Artigos e Entrevistas » Artigos » 7 dicas para conciliar estudos e trabalho 

7 dicas para conciliar estudos e trabalho 

 

Olá, leitor!

A tarefa de conciliar trabalho e estudos não é nada fácil, o peso do cansaço físico somado ao psicológico complica o rendimento em ambas as situações. Porém, é um desafio que deve ser enfrentado e que, quando equilibrado, as duas coisas podem funcionar muito bem.

Se você já tem um trabalho e está se planejando começar algum curso ou especialização, ou se já se encontra nessa situação, confira as dicas úteis que foram separadas:

 1) Organização  

A primeira atitude a ser tomada é organizar as atividades diárias, contabilize inclusive o tempo para comer, tomar banho, dormir e vida social. Separe o período que é necessário para cada uma delas e veja o que é possível fazer para reduzir o tempo das menos importantes no momento, por exemplo:

  • Atividades físicas – se você exercita o corpo todos os dias, procure intensificar os exercícios e reduzir um pouco o tempo da duração deles, a melhora de estímulos traz ótimos resultados. Só não deixe de fazê-los, são muito importantes.
  • Almoço – não desperdice os sessenta a noventa minutos com papo fora, se conseguir, separe de um terço desse tempo para fazer uma leitura, revisar o conteúdo ou até dormir um pouco para relaxar a mente. O importante é usar esse período para algo que traga bons resultados.
  • Celular – não se deixe perder no tempo com as conversas dos chats ou das redes sociais. E tanto no trabalho quanto nos estudos é aconselhável mantê-lo distante da vista, assim evita interrupções.

2) Prioridades 

É muito importante classificar o grau de relevância de cada uma das atividades, se possível eliminar ou reduzir aquelas que nada tem a ver com o trabalho e estudo. E inclusive entre estes dois últimos, definir qual é de maior importância, se são as obrigações do emprego ou as tarefas acadêmicas.

Se seu emprego é a prioridade maior, existem algumas opções que podem ser escolhidas como:

  • Curso a distância, com ele é possível se ter mais flexibilidades de horários e locais para se estudar.
  • Curso semi-presencial, algumas instituições disponibilizam parte das aulas online. Uma economia de tempo de deslocamento até o ambiente de estudo.
  • Caso a relevância esteja nos estudos, de repente conversar com o chefe para entrar mais cedo e sair antes do horário nos dias de prova.

 3) Rotina 

O ideal é que se estabeleça uma rotina diária de estudo e que se seja firme a ela, não permitindo que convites inesperados roubem esse tempo. Melhor ainda é criar um cronograma com datas de entrega de trabalhos, provas e compromissos do emprego para poder se preparar adequadamente para cada um deles.

 4) Otimização de tempo livre 

Dependendo da situação é válido aproveitar o tempo de lazer para estudar ou realizar alguma tarefa que possa vir a atrapalhar sua rotina durante a semana. Exemplo:

  • Se você está estudando para vestibular, concursos públicos ou precisa finalizar um projeto do trabalho, é melhor usar o final de semana, feriado ou aquele tempo livre para focar nisso. São sacrifícios necessários que trarão ganhos significativos.

 5) Uso de tecnologia 

Utilize toda a tecnologia que você tem a sua disposição para a sua conveniência.

  • Uma boa maneira de aproveitar melhor as aulas é gravando-as. Assim você utiliza o tempo para prestar a atenção e anotar somente comentários extras, além de ter o conteúdo para revisar em casa. Se não tiver gravador, utilize o celular.
  • Leve o notebook ou tablet para a sala de aula, as anotações digitalizadas ficam melhor organizadas e são mais rápidas de serem transcritas. Você também pode solicitar ao docente que envie a matéria por e-mail.
  • Uma outra utilidade que os dispositivos móveis dispõe é a câmera fotográfica. Com a permissão do professor você pode, ao invés de copiar, fotografar o conteúdo.

6) Grupos de estudo  

É sempre bom ter um parceiro de estudo e, se possível, criar grupos para debater de conteúdo. Se você faltar a uma aula, a sua dupla ou os membros do seu grupo podem repassar as anotações e explicar a matéria. Também servem para compartilhar material extra, a troca de ideias e informações enriquece muito o indivíduo.

7) Pausa 

Tudo tem seu tempo, inclusive o descanso deve ter o seu espaço reservado. Uma mente sobrecarregada não funciona bem, é preciso se conhecer e saber a hora de dar uma pausa nos estudos, beber uma água, comer alguma coisa, relaxar a cabeça.

É essencial buscar um sono de qualidade, não importa se você atinge as oito horas dormidas, é preciso que sejam boas porque o corpo precisa se recompor.

Se você tem alguma outra dica que funcionou, deixe um comentário. Ele pode ser útil para outras pessoas.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.