Cursos Online
quarta-feira , 5 agosto 2020
Capa » Cursos Técnicos e Profissionalizantes » Curso Técnico de Eletroeletrônica-Eletrônica – Senai–SP

Curso Técnico de Eletroeletrônica-Eletrônica – Senai–SP

Olá leitores do Rede de Cursos!

Quem sonha em fazer um curso técnico profissionalizante, principalmente na área da indústria, já ouviu falar bastante no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Aqui vamos falar do Curso Técnico de Eletroeletrônica – Eletrônica.

Objetivo

O Curso Técnico de Eletroeletrônica tem por objetivo habilitar profissionais nas funções de manutenção, instalação e reparação de sistemas eletroeletrônicos, com competências de coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho, planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos, aplicação de normas técnicas, capacidade de resolver problemas novos, espírito crítico e ética profissional.

Duração

1200 horas

Conteúdo programático

MÓDULO BÁSICO

  • Eletricidade: Fundamentos da eletricidade; Circuitos elétricos de corrente contínua; Tensão alternada; Tensão e corrente alternadas senoidais; Capacitores e indutores; Circuitos resistor, indutor e capacitor (RLC) em corrente alternada (CA); Fontes de energia convencionais e alternativas; Algarismos Significativos, Procedimentos de segurança: uso de instrumentos, primeiros socorros para acidentados por choque elétrico; Princípios de conservação de energia.
  • Eletrônica Digital I: Sistemas de numeração; Portas lógicas básicas; Álgebra de BOOLE e simplificação de expressões; Portas lógicas derivadas; Famílias lógicas; Circuitos combinacionais; Circuitos seqüenciais: flip-flop, contadores assíncronos.
  • Eletrônica Analógica I: Componentes passivos específicos de eletrônica: características, confecção e interpretação de gráficos; Soldagem e pré-formatação de componentes; Gerador de funções; Osciloscópio; Levantamento de circuitos em placa de circuito impresso; Dissipadores; Física dos semicondutores; Diodos; Retificadores; Análise de circuitos com diodos; Transistor bipolar; Polarização de transistores; Fontes de tensão: reguladores série e paralelo; Fontes de corrente.
  • Desenho Técnico: Noções sobre desenho técnico; Instrumentos de desenho; Construções geométricas; Caligrafia técnica; Perspectiva isométrica; Projeção ortogonal; Escalas; Regras de cotagem; Vistas seccionais; Desenho de circuitos elétricos; Esquemas elétricos: diagrama multifilar, unifilar, funcional, planta elétrica baixa, diagramas eletrônicos; Símbolos gráficos eletroeletrônicos e suas normalizações.
  • Informática: Terminologia básica; Componentes do microcomputador; Periféricos; Sistema operacional; Editor de textos; Planilha eletrônica; Banco de dados; Normas e procedimentos de segurança no uso: princípios de ergonomia no trabalho.

MÓDULO ESPECÍFICO 1

  • Eletrônica Analógica II: Amplificador e estágios pré-amplificadores; Amplificadores de potência; Multivibradores e osciladores; Fundamentos de amplificadores operacionais; Diferenciadores e integradores; Transistor de efeito de campo (J-FET); FET Metal-Óxido-Semicondutor (MOSFET); Circuitos osciladores integrados; Optoacopladores; Sensores; Fontes chaveadas.
  • Eletrônica Digital II: Circuitos seqüenciais: contadores síncronos, registradores de deslocamento; Circuitos de comutação aleatória e seqüencial; Conversores A/D e D/A; Displays; Técnicas de manuseio de componentes; Memórias.
  • Sistemas Microprocessados I: Arquitetura dos microcomputadores pessoais; Evolução dos microcomputadores pessoais; Evolução dos microprocessadores e microcontroladores; Arquitetura de microcontroladores da família 8051; Fluxograma.
  • Instalações Elétricas I: Sistemas elétricos: geração, transmissão e distribuição de energia primária e secundária; Sistema de distribuição monofásico e trifásico; Dimensionamento e confecção de instalações elétricas: planta elétrica baixa residencial; Sistema tarifário; Unidades de sinalização e controle; Quadros de distribuição de luz e força; Princípios de inspeção de instalações elétricas; Equipotencialização e aterramento; Instalações de telefone, televisão, rede de dados e de segurança, incêndio e alarme; Normalização técnica, ambiental e de segurança no trabalho.
  • Máquinas Elétricas I: Eletromagnetismo: máquinas estáticas e máquinas dinâmicas, circuitos magnéticos; Teste e funcionamento de transformadores: auto- transformador, monofásico e trifásico, de corrente, de potencial e de isolação; Motores: de corrente contínua e de corrente alternada; Geradores: de corrente contínua e de corrente alternada; Normalização técnica e de segurança.
  • Controle e Automação Industrial I: Funcionamento, manuseio e utilização de Instrumentos de medição de grandezas elétricas e físicas: tensão, corrente, resistência, potência, fase, freqüência, temperatura e luminosidade; Sensores: indutivo, capacitivo, nível, velocidade, óptico, pressão, temperatura, encoder, resistor dependente da tensão (VDR), de vazão.
  • Relações Humanas: Comunicação; Percepção; Liderança; Trabalho em equipe; Visão sistêmica; Motivação; Processo de mudança; Noções sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

MÓDULO ESPECÍFICO 2

  • Sistemas Microprocessados II: Lista de instruções; Periféricos; Interrupção; Interface de comunicação serial e paralela; Programação em Assembly; Software do microcontrolador da família 8051; Desenvolvimento de programas; Portas de input e output (I/O); Temporizadores e contadores; Modos especiais de funcionamento: Família de microcontroladores.
  • Eletrônica de Potência I: Circuitos retificadores monofásicos e polifásicos, controlados e não-controlados; Circuitos de disparo; Retificadores controlados de silício; Tiristores especiais; Tipos de cargas.
  • Controle e Automação Industrial II: Eletropneumática – Princípios de automação eletropneumática: ar comprimido, fonte geradora de energia pneumática, diagramas, elementos de trabalho e controle, conversão de sinais; Válvulas: de distribuição, de bloqueio, de fluxo; Técnicas de montagem, testes e substituição de componentes eletropneumáticos. Eletro-hidráulica – Princípios de automação eletro-hidráulica: fluidos, bombas, atuadores e acessórios, diagramas, elementos de trabalho e controle, conversão de sinais; Válvulas: de distribuição, de bloqueio, de fluxo: Técnicas de montagem, testes e substituição de componentes eletro-hidráulicos.
  • Instalações Elétricas II: Componentes de instalações elétricas prediais; Dimensionamento de circuitos; Sistemas de controle; Luminotécnica; Planta elétrica baixa predial; Técnicas de manutenção.
  • Máquinas Elétricas II: Comandos elétricos; Diagramas de comandos eletroeletrônicos; Dimensionamento; Sistemas de partida; Dispositivos de proteção e controle de comandos eletroeletrônicos; Seletividade; Inspeção e reparação de circuitos de comandos eletroeletrônicos.
  • Logística: Logística – Cadeia logística; Inventário de materiais; Planejamento e controle; Armazenagem; Método Just-in-Time; Custos de logística; Sistemas de produção; Arranjo físico. Administração da manutenção – Modelos administrativos; Tipos de manutenção.
  • Projetos I: Desenho Auxiliado por Computador – Noções sobre desenho auxiliado por computador; Software aplicativo para desenho de eletroeletrônica: instalações elétricas, comandos eletroeletrônicos e eletrônica. Estruturação de projetos – Concepções de projeto; Características dos projetos; Elementos básicos para a elaboração de projeto: etapas, cronograma, infra-estrutura; Ferramentas: diagrama de flechas (PERT- CPM), gráfico de barras (GANTT); Estratificação de Eventos; Desenvolvimento; Avaliação; Pesquisa: definição da coleta de dados, informações tecnológicas; Estudos e análise da viabilidade econômica e dos aspectos relativos à segurança; Elaboração do memorial descritivo do projeto.

MÓDULO FINAL

  • Controle e Automação Industrial III: Relés programáveis; Controladores programáveis: estruturas, módulos, programação, instruções de linguagens; Controle de máquinas de corrente alternada e de corrente contínua com interfaces analógicas e digitais; Realimentação e estabilidade; Teoria de controle.
  • Eletrônica de Potência II: Conversores e Inversores: parametrização, dimensionamento e aplicações; Normas de segurança; Técnicas de manutenção.
  • Instalações Elétricas III: Suprimento de energia elétrica: concessionárias e geração própria (no-breaks); Integração de dispositivos de proteção e controle; Automação Predial; Técnicas de inspeção; Técnicas de manutenção.
  • Máquinas Elétricas III: Ensaios de transformadores: classes e utilização; Ensaios de máquinas rotativas: classes e utilização; Normalização técnica e de segurança; técnicas de inspeção.
  • Gestão pela Qualidade: Gestão ambiental: desenvolvimento industrial e meio ambiente; legislação ambiental na indústria; Gerenciamento de resíduos sólidos; Prevenção da poluição. Gestão da qualidade: Evolução do conceito de qualidade; Tipos de gerência; Sistemas de qualidade; Princípios e filosofia da qualidade total; NBR série ISO 9000; Melhoria contínua; Ciclo PDCA; Implantação do sistema de garantia da qualidade; Controle estatístico do processo; Ferramentas da qualidade.
  • Projetos II: Ensaios e simulações; Desenvolvimento e avaliação de projetos Estruturação do documento do projeto; manual de instruções para utilização de sistemas (Start up); Técnicas de apresentação.

Este Curso Técnico de Eletroeletrônica – Eletrônica é apresentado em várias unidades do Senai. Para saber quais são e ainda mais informações sobre as datas em que será oferecido, acesse o Portal Senai.

Sobre o Senai

É no sistema Senai que estão os melhores e mais reconhecidos cursos técnicos do país, já que ele está presente em todo o território nacional. O Senai é responsável por desenvolver uma grande variedade de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país. Hoje, é uma instituição educacional que atua em diferentes frentes — desde a educação de menores para o trabalho e a formação de técnicos e tecnólogos industriais, até a realização de treinamentos ágeis e rápidos, destinados a adultos. Os cursos técnicos industriais disponíveis no Senai são bem variados.

Bom aprendizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.