Cursos Online
segunda-feira , 25 março 2019
Capa » Vestibular » Dicas para escrever a redação do Enem 2015

Dicas para escrever a redação do Enem 2015

Olá estudantes!

Para muita gente, quando chega o dia da prova de redação do Enem, é o momento mais tenso dos exames. Só que não precisa ser assim. O estudante tem que estar treinado, calmo e saber como deve ser feito seu texto.

A redação do Enem propõe aos candidatos a elaboração de um texto na estrutura do gênero dissertativo argumentativo analisando 5 competências específicas estabelecidas pelo edital oficial do MEC. São elas:

  • Domínio da norma padrão da língua escrita
  • Compreensão da proposta
  • Capacidade de organizar e relacionar informações
  • Construção da argumentação
  • Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto

No entanto, muita gente apresenta dificuldades durante a elaboração de um texto crítico que, ao mesmo tempo, respeite a estrutura permitida pela prova. Se isso é o que acontece com você, veja abaixo 3 formas de trabalhar o seu texto para que ele apresente uma reflexão crítica:

1 – Aproveite as informações e os argumentos extraídos nos textos da coletânea
Utilize a coletânea de textos fornecida pela prova como inspiração para o seu texto. Não copie trechos de nenhuma delas, utilize as suas próprias palavras.

2 – Apresente conhecimentos pertinentes e coerentes
Procure utilizar repertórios que sejam coerentes com a análise da situação apresentada como tema da redação. Não fuja da proposta, procure envolver só os assuntos que forem pertinentes ao tema.

3 – Incorpore ao seu texto o seu repertório cultural e pessoal
Você pode utilizar em seu texto fatos atuais presentes na mídia ou experiências pessoais vividas por você como repertório, desde que eles sejam pertinentes ao tema proposto.

Redação é assim: tem que ler e escrever muito para que seu repertório de argumentação e crítica esteja afiado. Então siga essas dicas e melhore seu desempenho na prova de redação do Enem 2015.

Boa sorte!

Um comentário

  1. 40 apostilas grátis para estudar para concurso
    e dicas para redação no Enen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.