Cursos Online
quinta-feira , 23 novembro 2017
Capa » Cursos Online » 7 dicas para estudar online grátis

7 dicas para estudar online grátis

 

Atualmente, grande parte da nossa vida se passa online. E não é diferente com os estudos. As tecnologias nos ajudaram a desenvolver formas de estudar diversas matérias totalmente online, adaptando-se aos horários e às necessidades de cada pessoa. Porém, o estudo online é diferente do presencial e para ter um bom aproveitamento é preciso seguir algumas regras. Confira abaixo 7 dicas para ser um estudante de sucesso.

  • Tenha as tecnologias necessárias: Essa pode parecer uma dica óbvia, mas que é importantíssima e muitas pessoas perdem por não observar. Para conseguir aproveitar 100% de suas aulas, tenha as tecnologias necessárias, como: um bom sinal de internet, um computador que reproduz bem vídeos, webcam e microfone, se for necessário. Ter esses recursos melhorará a sua concentração nas aulas e capacidade de aprendizado.
  • Conheça o seu estilo de aprendizado: O bom rendimento das aulas dependerá principalmente do seu tipo de aprendizado, e por isso, é importante que você conheça suas facilidades de aprender para escolher os tipos certos de cursos. Por exemplo: Há pessoas que aprendem ouvindo, sendo os podcasts uma excelente alternativa, mas tem aquelas pessoas que precisam ler e escrever, necessitando de cursos que ofereçam material escrito. Se você não souber por quais métodos aprende mais facilmente, correrá o risco de não conseguir aproveitar os cursos escolhidos como poderia. Geralmente os cursos oferecem mais de uma fonte de conhecimentos (vídeo e apostila; apostila e conversas ao vivo). Caso você não se adapte ao curso escolhido, a internet oferece diversos outros recursos que podem ajudar. A melhor forma de descobrir suas facilidades é através da prática de exercícios.
  • Disciplina: Não adianta fazer o melhor curso, se você não tem disciplina de assistir as aulas e de estudos. Para ser um estudante online de sucesso, é fundamental que você seja uma pessoa regrada, que consiga criar uma rotina. Não deixe a vantagem de poder fazer os próprios horários se voltar contra o seu rendimento. Defina horários para começar e terminar os estudos, elimine as distrações (como acessar redes sociais, por exemplo). Desligue a TV, avise aos seus familiares que você está estudando no momento.
  • Seja independente e capaz de trabalhar sozinho: Quando se estuda online, a possibilidade de dividir tarefas com os amigos e discutir com outras pessoas é praticamente eliminada e, por isso, você precisa desenvolver a capacidade de trabalhar sozinho. Aprender a dividir tarefas e etapas de trabalho, a organizar as ideias e a fazer esquemas. Também é importante aprender a lidar consigo mesmo para não perder a motivação de estudar pelo fato de estar sozinho.
  • Faça mapas mentais: Uma estratégia necessária ao se estudar online é a capacidade de organizar ideias. Criar um mapa mental ajuda a organizar e conectar as informações. Anotar os pontos mais importantes de uma aula, escrever uma redação ou fazer um resumo são excelentes estratégias de mapas mentais. 
  • Teste seus Conhecimentos: Existe uma diferença que pode passar despercebida em um curso online: memorizar é diferente de aprender. Por estarmos sozinhos e não nos expormos aos questionamentos do outro, é comum que acabamos memorizando conceitos pensandoque estamos aprendendo. Quando aprendemos, somos capazes de analisar e refletir, de aplicar um conceito em várias situações. Por isso, é importante que se saia da zona de conforto e teste sempre os conhecimentos para fixa-los melhor e ampliar a capacidade de compreensão.
  • Não se cobre demais: É comum que, ao trabalharmos sozinhos, comecemos a nos cobrar demais. Isso não é uma atitude saudável e certamente irá minar a motivação pelos estudos e a autoestima. Procure gerenciar o seu tempo de forma equilibrada, de maneira que seja possível realizar todas as tarefas, divertir e descansar. Embora seja um compromisso, um curso online é mais dinâmico e maleável. Não precisa ser tão rígido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.