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quinta-feira , 28 março 2024
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Redação Empresarial Moderna – ABERJE

Redação Empresarial Moderna - ABERJE

Redação Empresarial Moderna – ABERJE

 

Objetivos: O curso de Redação Empresarial Moderna da Aberje visa:
• Contribuir para a atualização e capacitação do profissional que utiliza a linguagem oral e escrita no seu dia a dia.
• Apresentar e discutir estratégias argumentativas, coesivas e persuasivas para a redação de texto.
• Levar o profissional a produzir textos claros, objetivos e coesos, segundo a norma culta da língua e os padrões formais do texto.
• Desenvolver a capacidade de leitura, de percepção de inadequações e de correção dos seus próprios textos e dos textos de terceiros, visando à clareza, objetividade e persuasão.
• Produzir, ao longo do curso, textos que atendam aos interesses específicos dos participantes.
• Levar os profissionais a compreenderem o novo Acordo Ortográfico de forma lógica, consistente, rápida e prática;
• Sintetizar de forma prática e teórica as novas regras ortográficas;
• Trabalhar os conteúdos de forma séria e competente, mas com bom-humor e leveza, transformando o processo de aprendizagem em uma vivência prazerosa.

 

A quem se destina:
O curso Redação Empresarial Moderna é indicado para profissionais que diariamente precisam de uma linguagem eficaz para garantir a total compreensão dos textos empresariais, como: relatórios, e-mails de negócios e demais tipos de documentos utilizados no mundo corporativo.

Programa:
A – Produção de texto

• LER x ler: como entender as entrelinhas do texto;
• Qualidades do texto: clareza, objetividade e coesão;
• Evitar jargões, gírias, oralidades e imprecisões;
• Evitar construções ambíguas;
• Implícitos, pressupostos e subentendidos;
• Clichês e senso-comum;
• Estrutura textual: e-mails, memorandos, ofícios, relatórios técnicos e demais tipos de textos empresariais;
• Estrutura do parágrafo;
• Persuasão;
• Coerência: articulação lógica das ideias;
• Coesão textual: uso de conectivos que garantem a sequenciação da frase;
• Vocabulário: uso adequado e preciso das palavras;
• E-mail é um tipo de texto?
• Cortesia textual.

B – Nossa Língua Formal

• Língua oral e língua escrita;
• Sintaxe: como produzir frases claras;
• Os erros gramaticais mais comuns;
• Algumas dificuldades ortográficas;
• Concordância: verbal e nominal;
• Regência: verbal e nominal;
• Pontuação: uso da vírgula.

C – Reforma Ortográfica

• Retrospectiva do Acordo Ortográfico;
• Qual a importância dessa reforma? Por que mudar?
• Análise dos aspectos positivos e negativos do Novo Acordo;
• Estudo das novas regras:
• Acentuação: trema e acento diferencial;
• O novo alfabeto;
• Hífen;
• Dupla grafia;
• Divisão silábica: translineação de palavras.

 

Datas: Consultar a Instituição sobre novas datas

Investimento: consultar Instituição


Informações:

Local: Av. Angélica, 1761 – 2º andar – Higienópolis
Cidade: São Paulo
Telefone: (11)3662-3990

 

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Importante: As informações acima estão sujeitas a alterações

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