Cursos Online
quinta-feira , 14 novembro 2019
Capa » Concurso Público » Concursos Públicos previstos para 2016

Concursos Públicos previstos para 2016

Olá, concurseiros?

Já estão sabendo de todos os concursos públicos previstos para 2016? Mesmo com o anúncio da suspensão de concursos federais para o ano que vem, ainda sobraram alguns exames que não serão cancelados e que valem a pena. Confira aqui.

Essa notícia da suspensão de concursos federais para 2016 foi recebida com apreensão entre concurseiros. O corte faz parte da estratégia de redução de gastos do governo para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e afeta diretamente mais de 40 mil cargos públicos federais

Mesmo com a diminuição de opções, não há motivo para desespero ou desistência do projeto de estudos, já que isso não quer dizer que não haverá mais concursos.

Oportunidades nos concursos

Marcelo Marques do Concurso Virtual argumenta que há uma das medidas do ajuste proposto pelo governo que deve aumentar ainda mais a necessidade de contratação de novos servidores: “O cancelamento do abono de permanência para mais de 100 mil servidores, implicará em milhares de aposentadorias neste e nos próximos anos”.

Para se ter uma ideia, o especialista aponta, por exemplo, o fato de que a Receita Federal tem hoje um efetivo 50% menor do que o necessário e, todos os anos, quase 5% dos seus servidores se aposentam. A área da segurança pública, como a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal estão com um efetivo muito abaixo do ideal.

É por essas e outras que os concurseiros devem persistir no projeto de estudos e no sonho de seguir a carreira pública.

Concursos previstos para 2016

Concursos estaduais ou concursos municipais não entram no pacote da suspensão, ou seja, ficam mantidas as oportunidades para câmaras de vereadores, assembleias legislativas, instituições de saúde, segurança, educação ou administrativas municipais em âmbito estadual ou municipal.

Além disso, concursos públicos federais com autorização já publicada também seguem confirmadas. São elas:

1- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

São 90 oportunidades de nível superior para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações, 50, também de nível superior, para tecnologista em informações geográficas e estatística e 460, de nível médio, para técnico em informações geográficas e estatística. Salários podem passar de 8,9 mil reais.

2- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

São 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social (nível superior), e salários que podem passar de 7 mil reais.

3- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

São 150 vagas autorizadas: 65 de nível superior para especialista em regulação de aviação civil, 25 para analista administrativo também de nível superior, 45 para técnico em regulação de aviação civil, cargo de nível médio, e 15 para técnico administrativo, função também de nível médio.

4- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Estão previstas e autorizadas 14 vagas para técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural e outras 20 oportunidades para técnico administrativo.

5- Agência da Saúde Suplementar

Serão 36 vagas para técnico em regulação de saúde suplementar e 66 para técnico administrativo.

6- Fundação Nacional do Índio

As oportunidades são de nível superior: 208 vagas para indigenista especializado, 7 para engenheiro e 7 para engenheiro agrônomo.

Viu como ainda tem bastante chances para o ano que vem? Então nada de desanimar. Jogue-se nos livros e corra atrás do seu sonho de seguir uma carreira através de concursos públicos.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.