Cursos Online
domingo , 17 janeiro 2021
Capa » Concurso Público » Apostilas » 10 apostilas gratuitas de Arquivologia para Concursos Públicos

10 apostilas gratuitas de Arquivologia para Concursos Públicos

Olá estudantes!

Está difícil de achar apostilas sobre arquivologia? Então veja só.

Hoje em dia, vários concursos estão exigindo conhecimentos de arquivologia para os cargos de nível médio em órgãos públicos. Às vezes a disciplina aparece como “arquivística”, às vezes como “técnicas de arquivo”, mas o que pede são apenas conhecimentos básicos para alguém que vai trabalhar com arquivos e documentos administrativos.

Se você o edital da prova pede isso, o melhor mesmo é encarar, estudar, se dedicar e principalmente treinar. Mas onde encontrar um bom material didático sobre esse assunto mais específico? Como estudar?

Para facilitar sua busca, o Rede de Cursos disponibiliza para você 10 apostilas gratuitas de Arquivologia para Concursos Públicos.

O que é Arquivologia

Arquivologia é uma disciplina científica da Ciência da Informação. Com suas bases modernas fundamentadas na Revolução Francesa, a Arquivologia cuida da informação que tem por objetivo se tornar evidência, fator de prova de que algum evento ocorreu. Portanto, a Arquivologia é a ciência que estuda teorias e métodos de organização e tratamento de documentos, e sua conversão em potencial de informação.

No Brasil existem cursos superiores em Arquivologia que formam bacharéis. Esses profissionais vêm preencher uma lacuna que foi suprida por bibliotecários, historiadores e outros que, na maioria das vezes, não observavam os princípios da Arquivologia no tratamento da informação arquivística.

O arquivista é o profissional responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos, sejam textos, sejam imagens ou dados, registrados em papel, ou na forma de fotografa, filme, microfilme, mídia digital ou, ainda, banco de dados online. Este graduado é o responsável por organizar e tornar disponíveis as informações que são geradas e acumuladas em empresas, órgãos do governo, escolas, associações, instituições de saúde e ONGs. O profissional precisa ter sólida formação cultural para saber avaliar a relevância dos documentos que manipula e bom preparo para trabalhar com produção documental de diferentes épocas históricas. É fundamental que o arquivista tenha, também, bom senso de organização, olhar crítico e flexibilidade. No geral, atua em equipes multiprofissionais ou interage com outros profissionais, como administradores e analistas de sistemas, por exemplo.

Conteúdo

Nestas apostilas, que você pode baixar grátis, você irá aprender os temas abaixo, entre outros:

  • Legislação brasileira e conceitos fundamentais.
  • O gerenciamento da informação e a gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.
  • Arquivos correntes e intermediários.
  • Procedimentos de protocolo.
  • Aplicação de instrumentos de classificação e temporalidade de documentos.
  • Tipologias documentais e suportes físicos: teoria e prática.
  • Conservação preventiva de documentos em arquivos: política, planejamento e técnicas.

Como baixar

Após informar seus dados, você receberá em alguns minutos um e-mail com o link para download gratuito das apostilas.

Para abri-las, é necessário ter instalado em seu computador um descompactador de arquivos.

Aproveite e conheça também outras apostilas gratuitas oferecidas pelo Rede de Cursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.