Cursos Online
sexta-feira , 25 setembro 2020
Capa » Carreira » Tudo o que você precisa saber sobre a carreira de Artes Cênicas

Tudo o que você precisa saber sobre a carreira de Artes Cênicas

 

O profissional bacharel em Artes Cênicas compreende profundamente as técnicas de criação de espetáculos, montagem e interpretação, abrindo portar para atuar nos diversos campos artísticos em produções televisivas, cinematográficas e teatrais, como também está habilitado a se dedicar à crítica de arte. Conheça um pouco a respeito dessa profissão tão criativa:

O curso de Artes Cênicas tem duração média de 04 anos, ou 08 semestres, e pode ser oferecido nas modalidades licenciatura e bacharelado. Como é um curso voltado para a criação e interpretação artística, é comum que muitas universidades também exijam um teste de aptidão, que é um teste de interpretação.

Ele visa avaliar o dom natural dos estudantes para a arte ou até mesmo se já possuem algum treinamento anterior. O estudante também pode fazer um curso livre ou algum treinamento prévio em interpretação artística, de modo a se preparar para os testes.

Bacharelado:  Se você deseja trabalhar em direção teatral, dublagem, dramaturgia, cenografia, figurino, produção, assessoria de imagem e som, iluminação, teoria teatral e críticas de arte, a modalidade mais recomendada é o bacharelado.

Licenciatura:O curso de licenciatura é interessante para quem deseja lecionar em escolas e cursos, seja para crianças ou adultos. É comum que a licenciatura em artes cênicas seja oferecida com sob o nome de Educação Cênica ou Teatro.

Desafios do curso

Por ser um curso que exige do aluno grande domínio de expressão do corpo e da voz, é recomendável que os alunos, ao se ingressarem, já tenham familiaridade e envolvimento com a área. Esse profissional precisa desenvolver grande sensibilidade, imaginação e criatividade para conseguir atuar com perfeição.

O profissional também precisa ter grande percepção da sociedade onde vive: comportamento, cultura, etc, assim como das próprias características, demandando um grande autoconhecimento físico e mental.

Outro grande desafio da profissão de artes cênicas é a grande capacidade de memorização e concentração exigida do profissional, seja verbal como emocional, além da habilidade de trabalhar sob grandes públicos e câmeras. Por isso, é importante que o estudante seja comunicativo e tenha facilidade de se adaptar a diversas condições / situações.

Salários e Mercado de trabalho

O salário de um profissional de Artes Cênicas é bastante variável, devido ao seu grau de formação, tipo de projeto, cidade onde atua, etc. Basicamente, pode-se dizer que o salário no início da carreira varie entre R$ 1.900,00 e R$ 2.300,00. Porém, como é um trabalho que muitas vezes ganha sobre proporção de público, existem possibilidades de rápida ascensão salarial. Um exemplo clássico dessa possibilidade de ascensão são os cachês em propagandas que costumam ser altos.

Por ser uma carreira específica e que demanda determinadas habilidades natas do profissional, o mercado de trabalho para as Artes Cênicas costuma ser pequeno e bastante competitivo. Para quem deseja se desenvolver como ator, a melhor recomendação é iniciar pelo teatro.

Também é interessante fazer parte de uma agência, que irá direcioná-lo a oportunidades em comerciais de televisão, figuração, eventos e pequenos papéis em curtas-metragens e novelas. Para quem deseja atuar como cenógrafo ou figurinista, a procura de emprego deve ser em emissoras de televisão ou companhias teatrais.

Na maioria das vezes, o início de carreira não é fácil e, por isso, é de grande importância que o profissional esteja sempre em aperfeiçoamento e atualização de seu trabalho, para se tornar cada vez mais qualificado e competitivo.

Alguns aperfeiçoamentos bastante interessantes para a ascensão do profissional de artes cênicas são as qualificações em artes circenses, dança, canto, línguas ou até mesmo em sotaques. Essas qualificações irão abrir diversas novas oportunidades de trabalho ao profissional, além de aprimorar suas técnicas de trabalho, seja na atuação, seja na direção, cenografia, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.