Cursos Online
quarta-feira , 18 setembro 2019
Capa » Carreira » 7 carreiras que você pode seguir em design

7 carreiras que você pode seguir em design

 

Para ser um profissional de design, é preciso que uma pessoa seja criativa, curiosa, tenha facilidade em expressar sentimentos, tenha senso estético e conhecimentos ligados à história e cultura de um determinado local. Ele também precisa saber trabalhar em grupo, pois sua área trabalha quase sempre em conjunto com outras áreas, como administração e as engenharias. Pode também trabalhar com construções, artefatos, desenhos de ambientes e na área de publicidade.

A rigor, as intervenções de design podem aparecer em qualquer aspecto de nossa rotina. Nos móveis, eletrodomésticos, embalagens, roupas, utensílios, carros, as marcas com as quais nos relacionamos o marketing, as construções, etc. Por isso, são muitas as vertentes e possibilidades de carreira que acompanham essa área e cada uma delas exige que o profissional domine determinadas técnicas. O mercado de trabalho é grande e, além do mais, muitas vezes, o profissional de design trabalha com projetos, o que permite a ele certa autonomia profissional, podendo ter vários clientes diferentes e uma liberdade maior de organização de carreira.

Se você tem essas características e almeja desenvolver uma carreira ligada às artes e ao design, conheça abaixo algumas das profissões mais comuns.

Desenho Industrial

O desenhista industrial é o profissional que se responsabiliza pelo desenvolvimento de desenhos e croquis para diversos produtos, levando em consideração tanto questões relativas à funcionalidade quanto à estética. Essa atividade é requerida principalmente nas áreas de fabricação mecânica e de produção, trabalhando com formas, medidas, proporções, escalas, materiais assim como, em algumas vezes, aspectos relativos aos processos de fabricação desse produto.

Design gráfico

Esse profissional pode trabalhar juntamente com as áreas de design industrial e design de embalagens. Ele é responsável pela informação visual impressa de um produto. Pode trabalhar na elaboração de rótulos, na diagramação de páginas impressas (revistas, jornais, livros, materiais publicitários, etc), logotipos de empresas, etc. O papel do designer gráfico é o de desenvolver soluções visuais de comunicação.

Design de embalagens

É uma vertente do Design de Produto, ou Design Gráfico. O profissional desse campo trabalha no desenho de embalagens, suas formas, aspectos funcionais de utilização, aspectos de marketing, etc. O design de embalagens diz muito mais do que a criação de meios de armazenamento e transporte de produtos, como também do impacto visual desse produto ao consumidor, que são os aspectos de marketing, uma vez que a embalagem é o primeiro contato do consumidor com o um artigo e o possibilita criar uma relação afetiva individual com esse produto.

Design Digital

É uma área de especialização do curso de design visual, voltada para as necessidades geradas pelo desenvolvimento da mídia digital. O profissional de design digital trabalha com os recursos de programação visual (criatividade, senso estético, embasamento cultural, estudo da forma, voltados aos diversos tipos de suporte das mídias digitais) com as técnicas relacionadas ao uso do meio de produção digital de modo a criar soluções interativas para as mídias digitais.

Programação Visual

É uma carreira que possui algumas características em comum com o design gráfico. Enquanto a ultima trabalha com mídias impressas, o profissional de programação visual trabalha com produção de vinhetas e peças de publicidade. Também pode trabalhar no desenvolvimento de logotipos.

Design de interiores

Esse profissional trabalha com a harmonização de espaços, lidando com móveis, objetos e acessórios (cortinas, tapetes), iluminação e acabamentos, etc. Adequando o ambiente aos requisitos de necessidades do projeto apresentado.

Cenografia

Esse profissional é responsável pela montagem de palcos e ambientes ligados a espetáculos para teatro, cinema ou TV. Trabalha com todos os aspectos do projeto, da história a apresentar, figurino, maquiagem, coreografia, iluminação, som, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.