Cursos Online
sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Artigos e Entrevistas » Artigos » Como trabalhar o psicológico para atingir os objetivos na carreira

Como trabalhar o psicológico para atingir os objetivos na carreira

 

Um planejamento de carreira é a primeira e mais importante parte para se alcançar os objetivos. Nossas escolhas profissionais são fruto de todas as experiências que vivenciamos ao longo de vida e as influências, como família, amigos, professores são também muito importantes. É preciso que se reflita a respeito dos próprios valores, influências e expectativas de vida, ponderando com as possibilidades de mercado para que se faça escolhas claras e consistentes. Uma carreira bem planejada permite ao profissional uma melhor visão de si no futuro e mais certeza em suas escolhas, diminuindo os níveis de frustração e os desgastes psicológicos advindos das dificuldades inerentes a todo desenvolvimento profissional.

Divida seus objetivos maiores em pequenas metas

Quando fragmentamos nossos objetivos de carreira em metas menores, mudamos completamente a visão do processo. Primeiramente, tornamos o processo mais claro, visualizando os passos e riscos, os momentos mais fáceis e os de maior dificuldade. Também conseguimos ter uma visão mais consistente e realista e menos sonhadora de nossos objetivos, o que facilita o processo de tomada de decisões e nos dá uma nova motivação além do sonho de realização profissional. Além disso, nos ajudar a reconhecer nossos progressos e realizações ao longo do desenvolvimento profissional e nos dar um posicionamento melhor sobre nós mesmos.

Se uma perspectiva não está fazendo bem, tente ver de outra forma

É muito comum que diante de tentativas que dão errado, nos sintamos como se estivéssemos fracassados ou que sejamos menos competentes que os outros que tentaram e conseguiram. Não desanime nem se diminua pelos erros, pois por outro lado, uma pessoa que já tentou de outras maneiras e errou tem uma experiência valiosa a seu favor e a probabilidade de a próxima tentativa dar certo é muito maior do que a probabilidade de quem nunca errou. Nossos erros nos dão maior discernimento e poder de análise crítica das situações e são ferramentas valiosas nas tomadas de decisões futuras.

Defina e mantenha um foco

Mais do que planejar, precisamos de tempos em temos revisar nossos planejamentos e relembrar a nós mesmos o foco de nossos objetivos profissionais. Nesse mundo repleto de possibilidades e estímulos diferentes, é muito fácil se distrair e se perder nas inúmeras escolhas. Manter um foco é um elemento essencial para não nos distrairmos.

Torne os objetivos públicos

Alguns estudos indicam que a existência de certa “pressão pública” pode fazer com que caminhemos mais longe em nossos objetivos. Isso se dá porque, quando tornamos públicos nossos objetivos, fazemos certo compromisso público, que poderá funcionar como uma nova forma de motivação pessoal para continuar. Se mantemos os objetivos apenas privados ou para poucas pessoas, corremos o risco de acabar desistindo ou nos distraindo por algum motivo qualquer.

Celebre os sucessos

O objetivo maior e a sua satisfação vêm acompanhados por todas as realizações menores e, por isso, no caminho que estamos trilhando rumo aos nossos objetivos temos que celebrar os sucessos.

Isso está intimamente ligado com a mudança de perspectiva; em vez de olhar sempre o que falta para alcançar um objetivo, podemos olhar para aquilo que já conquistamos e aproveitar.

Além da realização da celebração, observar os sucessos também funciona como a porta para revisar os objetivos e planejamentos. Você pode utilizar as marcas de sucessos para reavaliar toda a sua ação o que, além de ajudar a alcançar os objetivos de forma mais eficaz, também serve como motivação para realizar o próximo passo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.