Cursos Online
terça-feira , 17 janeiro 2017
Capa » Vestibular » O que não pode faltar na revisão para o vestibular 2017?

O que não pode faltar na revisão para o vestibular 2017?

 

O final do ano já chegou e com ele, as provas de vestibulares  estão cada vez mais próximas. Essa é a hora de dar aquela revisada geral em todo o conteúdo já estudado, relacionar temas, “desamarrar nós” das últimas dúvidas que aparecem e, é claro, aprender a lidar com aquela tensão, pressão e insegurança que vem tomando conta de tudo.

Mas, como fazer tudo isso sem se sobrecarregar ou abrir caminho para mais dúvidas e inseguranças? Esse é o momento de definir prioridades e ter foco nos estudos selecionados. Para auxiliar, existem algumas dicas e procedimentos que podem ser feitos para evitar que toda a preparação do estudante desmorone em um mar de confusões às vésperas das provas. Confira algumas dessas dicas abaixo:

Disposição: Para que seus estudos fluam, você precisa estar disposto físico e mentalmente para que consiga manter seus níveis de concentração e absorção de conhecimentos. Por isso, não é recomendável estudar durante à noite ou em períodos em que você está muito cansado. Nos dias antecedentes à prova, esse perigo é maior ainda, pois você precisará se preparar fisicamente para o momento do vestibular e isso significa manter uma rotina de sono e vigília constante. Se possível, faça revisões pela manhã ou ao final da tarde.

Revisão: Parece óbvio, mas muita gente se aventura em aprender conteúdos novos justamente no período de revisão, ou utilizar a revisão para aprender esses conteúdos – os famosos procrastinadores. Revisão é hora de revisar o que já foi aprendido, de tirar as últimas dúvidas e garantir a sua segurança para a realização das provas.

Resolução de questões: Você já passou um período se preparando, apreendendo conteúdos. Agora é hora de testar seus conhecimentos e desfazer os “nós”  que foram deixados para trás. Resolva questões de provas anteriores, para que você possa se familiarizar com o método de avaliação, os conteúdos mais usados e principalmente que você perceba em quais pontos tem dúvidas para que se possa revisar.

Otimizar o tempo: Nessa fase, os conteúdos devem ser abordados de forma pontual, sem grandes complicações ou complexidades. Na revisão, o estudo segue um método diferente, que otimize o aprendizado e relacione conteúdos a princípio separados.

Leitura de notícias e artigos: Muitas pessoas estudam os conteúdos de todas as provas e, para a redação, deixam para a sorte. Os temas da redação, apesar de ser surpresa, sempre estão relacionados a acontecimentos relevantes da sociedade. Por isso, busque na internet possíveis temas de redação, leia vários artigos, várias opiniões e análises sobre esses temas e formule um pensamento próprio. Sim, estude para a redação!

Aprender a memorizar: Utilize técnicas de memorização e aprendizado para melhorar o seu desempenho. Aprenda a realizar leitura dinâmica, a identificar os pontos argumentativos dos textos e a interpretá-los.

Descanso: Muitas pessoas entram em um ritmo frenético de estudos nas vésperas do vestibular que no dia, mesmo tendo dormindo uma noite inteira, carregam uma sobrecarga tão grande que o corpo não tem muita energia. Durma, relaxe, faça atividades prazerosas desde antes, não deixe que o stress tome conta de sua vida pois ele pode atrapalhar todo o seu esforço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.