Cursos Online
sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Vestibular » Dicas para estudar para o Enem e Vestibular no segundo semestre

Dicas para estudar para o Enem e Vestibular no segundo semestre

Olá, estudantes!

Será que ainda dá tempo de estudar para as provas de fim de ano? Dá sim! Trazemos aqui algumas dicas de estudo para o Enem e Vestibular no segundo semestre.

Fim de ano: o que para muitos é um alívio, para a grande parte dos estudantes que fará vestibular e Enem começa a ansiedade pré-provas. Como devo estudar agora? Dá tempo de correr atrás do tempo perdido? As dúvidas são muitas e para ajudar a solucionar algumas delas, disponibilizamos aqui dicas de estudos no fim do ano oferecidas por orientadores de estudo.

Dicas para estudar no segundo semestre

Plano de estudos

Organização é a grande dica para quem está estudando para o vestibular, principalmente neste segundo semestre.

“Fazer uma agenda semanal com o que estudar é uma ótima forma de se organizar e garantir que os estudos se mantenham em dia”, diz o professor Paulo Moraes, coordenador geral do cursinho Anglo Vestibulares.

De acordo com o professor, nesse cronograma o estudante deve disponibilizar no mínimo 6 horas diárias de estudo. Mas isso se ele foi para a escola ou cursinho durante a manhã ou a tarde: “para quem está estudando sozinho, 8 horas de estudo é o mais recomendado”, explica.

Cumprir horários

Mas, apenas criar um plano de estudos não é suficiente, é preciso seguir esse planejamento. “É muito importante seguir a risca com esse plano, para garantir que se estude todas as matérias por igual. Não é incomum o estudante desorganizado acabar estudando duas horas uma disciplina, por gostar mais dela, e dedicar menos tempo para a disciplina que gosta menos”, comenta Wander Azanha, professor de física e coordenador de vestibular do Oficina do Estudante.

Disciplina

E, para manter o plano de estudos em dia, tanto Paulo Moraes quanto Wander Azanha são categóricos: disciplina é fundamental. Se a matéria está atrasada, gaste mais meia hora estudando para recuperar o tempo perdido.

“Quando atrasar, dedique-se um pouco mais. É puxado, mas não tem mágica. Disciplina, dedicação e trabalho são as palavras chaves para o estudante que vai fazer vestibular”, diz o professor Azanha.

Foco nas dificuldades

Outro ponto importante para manter os estudos em dia neste segundo semestre é focar nas matérias que têm mais dificuldade. “Procure gastar mais tempo com o conteúdo que não sabe tanto. A matéria que já sabe, pode ser deixada para estudar por último”, explica o professor Paulo Moraes.

Uma boa dica, segundo o professor, é começar os estudos com aquilo que sabe mais ou menos, depois focar naquilo que tem mais dificuldade e só assim seguir para as matérias que sabe mais.

Saber o que vai estudar

Saber o que estudar também é fundamental para manter o foco, principalmente para aqueles que não conseguiram se dedicar aos estudos desde o começo do ano. E para isso, o melhor é conhecer o vestibular que vai prestar.

Isso pode ser feito lendo os editais dos processos seletivos. “Através do edital, o estudante consegue saber qual conteúdo é cobrado na prova e assim focar os estudos. Às vezes o estudante tem muita dificuldade em uma matéria, se mata de estudar, e quando vê, ela nem é cobrada no vestibular”, diz Paulo.

Provas antigas

Outra boa maneira de conhecer o processo seletivo é resolvendo provas antigas. Isso ajudará o estudante a se acostumar com o estilo da prova, o tipo de questões que costuma ser cobrada e, também, a mapear os assuntos que mais cai de cada matéria.

Além, claro, de servir como “termômetro” para os estudos, ajudando a verificar quais assuntos precisam ser mais estudados. “Ao conhecer o vestibular, o estudante adequa os seus estudos. Ele precisa disso para saber o que e como estudar”, orienta o professor Wander Azanha.

Quando resolve vestibulares passados, o candidato também vai acostumando o corpo física e mentalmente para o dia da prova. “Sempre aconselho pegar as provas mais novas e resolver para valer, como se fosse o dia mesmo, com tempo e tudo o mais. Com isso, o estudante treina física e mentalmente para o vestibular que vai fazer – treina tempo e como fazer a prova”, comenta Azanha.

É corrido? É. Requer sacrifício? Dedicação? Com certeza! Mas os resultados valem a pena.

Com essas dicas de estudo, você vai se sentir mais seguro para realizar com calma sua prova do Enem e vestibular.

Bons estudos.

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.