Cursos Online
quinta-feira , 14 dezembro 2017
Capa » Vestibular » Confira 9 dicas para organizar os estudos um mês antes do vestibular

Confira 9 dicas para organizar os estudos um mês antes do vestibular

 

A poucos dias das provas mais aguardadas do Brasil, muitos estudantes, estando ou não se preparando para os vestibulares, começam a ficar ainda mais ansiosos – o que pode atrapalhar os momentos finais da preparação, causando prejuízos negativos e correndo o risco de até mesmo perder tudo o que já foi construído. Por isso, preparamos abaixo uma lista com 9 dicas essenciais que lhe ajudarão a manter a organização dos estudos a menos de um mês dos vestibulares:

  1. Estude as aulas: Se você faz cursinho, separe um horário durante o dia para estudar as aulas assistidas. Esse horário é diário e não deixe acumular aulas anteriores para estudar no dia seguinte.
  2. Faça as redações: Nesse momento final, desenvolver a escrita é mais do que importante. Pesquise sobre os assuntos mais prováveis de cair em provas de redação, leia a respeito e escreva redações. Se puder, peça para alguém corrigi-las e estude também a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa.
  3. Resolva provas antigas: talvez mais importante do que adquirir conteúdos novos, praticar os anteriores revisará conteúdos, despertará a possíveis dúvidas e ainda lhe ajudará a se familiarizar com o tipo de avalição daquele vestibular.
  4. Tenha um cronograma diário: estude todos os dias. Não precisa ficar o dia inteiro estudando, mas reserve um tempo pré-planejado e cumpra-o. Manter um cronograma de estudos ajuda a visualizar melhor todas as etapas do processo, a se organizar melhor. Da mesma maneira, enquanto estiver estudando, evite estímulos distrativos, como WhatsApp e Facebook, que acabam atrapalhando o raciocínio.
  5. Faça simulados: Muitos cursinhos fazem simulados de provas nos dias anteriores aos vestibulares. Aproveite essas oportunidades para se familiarizar com a situação que você terá que enfrentar.
  6. Coma bem: Alimentação saudável ajuda a manter o ritmo do corpo, o raciocínio rápido, limpo e melhora o potencial de aprendizagem. Por isso, coma direito, em uma dieta rica em nutrientes. Sem eles não há organismo que funcione direito.
  7. Durma bem: Se você não dormir bem, sua atenção estará completamente comprometida no dia seguinte e prejudicará todos os esforços de estudos que você fizer. Não abra mão de uma noite inteira de sono, evite festas, bebida e outras coisas que podem prejudicar sua preparação por esses dias.
  8. Exercite-se: além de melhorar o seu condicionamento e resistência, praticar uma atividade física nessa época tem fator importante na regulação do estresse, melhorando a sua disposição, concentração e capacidade de estudos.
  9. Esteja com amigos e familiares: Por mais que você precise se dedicar de um modo especial nessa época, existe vida além dos vestibulares e essa vida é necessária a você. Estar com familiares e amigos, ter momentos de prazer são fundamentais para nos motivar a continuar estudando, descansar um pouco a mente desses pensamentos e olhar para as outras coisas que também tem muito valor em nossa vida e que muitas pessoas acabam se esquecendo nesse períodos, culminando em estresses constantes, falta de motivação e alteração de humor. Busque neles o apoio que você precisa para continuar e fazer uma boa prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.