Cursos Online
quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Vestibular » Como se organizar melhor para o vestibular

Como se organizar melhor para o vestibular

Olá, estudantes!

Fim do ano está chegando e muita coisa vai se acumulando, não é? E como ficam os estudos? O melhor jeito é se planejar mesmo, não tem como fugir. Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas de como se organizar melhor para o vestibular.

Nesta época de provas e Enem, é importante que o estudante mantenha uma rotina baseada principalmente em muita disciplina e organização. Afinal, a quantidade de conteúdos acumulados pode fazer com que o vestibulando fique confuso, afetando a sua produtividade.

Veja abaixo 5 dicas de estudo, bem práticas para tornar a sua rotina mais eficiente.

Dicas de estudo práticas e rápidas

1 – Planejamento pessoal

É bom começar elaborando um planejamento sobre o conteúdo que será estudado no próximo dia. Você pode separar alguns minutos antes de dormir para fazer uma lista com todas as suas atividades, inserindo um horário definido para cumprir cada uma delas. Criar um roteiro pode ajudá-lo bastante a se organizar.

2 – Aproveite os momentos produtivos

Observe em quais momentos do dia a sua produtividade é maior e reserve-os para se dedicar aos estudos. Por exemplo, se você acha que rende mais estudar durante a tarde, opte por fazer o ensino médio ou o cursinho no período da manhã, para que o resto do dia esteja livre.

3 – Ambiente de estudos

Estudar em um local limpo e organizado pode torná-lo bem mais produtivo. Para isso, é interessante pensar na disposição do material sobre a mesa, separando somente os livros que vai usar no momento. Procure eliminar aqueles objetos que não são mais utilizados, evitando o acúmulo de itens desnecessários.

4 – Distrações

Quando estiver estudando, procure ficar longe daquilo que possa distrair a sua atenção, como celulares ou computadores. Busque por um ambiente de estudos adequado, onde você não perca o seu tempo com assuntos desnecessários.

5 – Conteúdos

Lembre-se de sempre estudar um tema por vez. Por exemplo, se você estuda matemática pensando naquele exercício de física que não conseguiu concluir, as chances de misturar os conteúdos e se confundir serão bem maiores. Para evitar a sensação de ansiedade e estresse, é importante saber separar a hora certa para cada matéria.

Essas dicas de estudo rápidas e práticas podem parecer bobagem, mas você vai ver como fazem efeito no seu dia a dia.

Bons estudos!

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.