Cursos Online
quinta-feira , 23 novembro 2017
Capa » Vestibular » Como compreender melhor os textos

Como compreender melhor os textos

Olá, pessoal!

Você sente dificuldades para entender os textos que lê? Só gosta de ler coisas mais curtas? Pois o que você precisa é saber interpretar melhor o que lê. Por isso trazemos aqui algumas dicas para compreender melhor os textos, todo tipo de texto.

O mesmo vale para pessoas que precisam ler mais, porém não têm tempo hábil para isso. Independentemente do caso, existem maneiras de contornar essa dificuldade e conseguir compreender melhor e em menos tempo.

Dicas para entender melhor os textos

1 – Entenda o motivo pelo qual você está lendo

A melhor forma de praticar a leitura é sabendo os motivos que o levaram a realizá-la. Quando você tem consciência da importância do ato para a sua formação ou mesmo para questões pessoais é mais fácil ler com maior velocidade, sem prejudicar a compreensão da maior parte dos pontos abordados.

2 – Faça uma análise prévia da leitura

Antes de começar a leitura de fato, uma boa ideia é que você dê uma olhada no texto como um todo, identificando tópicos importantes. Assim, ao entender do que se trata o material, a compreensão no momento da leitura fica mais fácil.

É recomendável ler a introdução e a conclusão do texto antes de realizar a leitura completa, porque você pode analisar o conteúdo já sabendo o que esperar.

3 – Use um marca-texto

Ao destacar as partes mais relevantes do texto, você costuma manter-se mais focado às informações contidas nele. Além disso, você começa a ler mais rapidamente, já aumenta o foco no material que está buscando compreender.

4 – Leia com prazer

Essa é a dica mais importante! Quanto mais você gostar da atividade, maiores serão as chances de você aumentar sua velocidade de leitura. Por isso, busque interessar-se pelo assunto abordado e, assim, você provavelmente perceberá mudanças positivas nos hábitos de leitura.

Se você é estudante, já deve saber da importância da interpretação de textos para realizar as provas, principalmente exames como Enem, vestibulares e concursos. Sendo assim, não deixe de incluir estas dicas de estudos no seu planejamento. Podem parecer simples, mas na prática, vão te ajudar bastante.

Boa sorte!

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.