Cursos Online
quarta-feira , 13 dezembro 2017
Capa » Vestibular » 7 livros que todo vestibulando deve ler

7 livros que todo vestibulando deve ler

 

O vestibular é uma parte importante na vida dos estudantes, algo para qual muitos deles se prepararam arduamente durante o ano que precede o exame. Algumas universidades usam como meio de estudos a leitura, que é imprescindível já que a interpretação de texto é algo comum em várias provas e apenas praticando a leitura que os candidatos conseguem se aperfeiçoar.

Parte do conteúdo das provas é composto por títulos da literatura clássica tanto portuguesa como brasileira, por isso é comum se depararmos com obras de Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Jorge Amado e muitos outros.

Universidades que ainda utilizam o vestibular tradicional para ingresso em seus cursos, como a USP, Casper Líbero, entre outras e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio, tem uma lista de leituras obrigatórias.

Separamos uma lista com sete grandes títulos que todo estudante que vai prestar vestibular precisa ler, focando nas obras que são comuns entre as provas e que, com certeza, ajudarão muito nos estudos. Confira

Dom Casmurro

De longe o clássico mais conhecido da literatura brasileira e talvez um dos títulos mais comentados de Machado de Assis. Dom Casmurro conta a história de Bentinho, um rapaz que foi prometido ao seminário por sua mãe ao nascer, mas se apaixonou ainda moço pela vizinha Capitu, aquela dos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.

Ele fica louco com de ciúmes por achar que seu grande amor o traiu com seu melhor amigo, segredo esse que não é revelado no livro, que também traz grandes ironias como a morte de Ezequiel, experiente nadador que acaba morrendo no mar.

O Ateneu

Raul Pompéia é um autor que veio depois de Machado de Assis, e trouxe em suas obras diversas escolas literárias. Em O Ateneu ele faz uma crítica forte a sociedade da época, contando a história de um estudante em um internato carioca.

O Cortiço

Considerado o primeiro romance social do Brasil, Aluísio de Azevedo explora a vida de diversos personagens, cada qual com sua peculiaridade e uma rotina bem estabelecida que vivem em um cortiço, que dá nome ao livro.

Vidas Secas

É um romance de Graciliano Ramos, que faz um traço da vida do sertanejo e como sobrevivem em meio a seca, que é cruel em todos os seus aspectos. A obra ainda relata a migração desse povo tentando fugir da estiagem em busca de futuro.

Capitães da Areia

Um livro aclamado de Jorge Amado que faz uma dura crítica social contando sobre a vida de meninos órfãos vivendo em um trapiche arruinado em Salvador. Para sobreviverem, os meninos cometem roubos.Cada um dos meninos tem sua própria personalidade, suas crenças e seu destino final, trágico ou não, dentro da história.

Memórias póstumas de Brás Cubas

História de vida de Brás Cubas, escrita postumamente pelo homônimo que dá nome ao livro. Todos seus romances, planos e ambições são transformados em história por Machado de Assis, tendo presença a ironia que é marcante em suas obras.

Til

Esta obra de José de Alencar traz ao leitor a vida de três adolescentes em seu cotidiano da vida rural em pleno século XIX, com segredos e muitos desencontros amorosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.