Cursos Online
quinta-feira , 14 novembro 2019
Capa » Vestibular » 7 dicas para se sair bem na hora da prova do vestibular

7 dicas para se sair bem na hora da prova do vestibular

Olá estudantes!

Você já estudou, está preparado e chegou o dia da prova. E não só a hora dos estudos que requer estratégia. Esse momento de colocar em prática tudo o que você aprendeu também requer um jeito certo de fazer.

Certas estratégias podem ajudar a tornar o caminho das provas do vestibular um pouco menos tortuoso. Em matéria publicada no site da Folha, alguns professores dão as dicas. Olha só:

1- Começar pelas perguntas que você sabe

Uma das principais dicas dos professores é começar as provas por onde o aluno domina. “A primeira regra, fundamental, é não se deter nas questões que não tem certeza se sabe fazer”, diz Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo Vestibulares.

2- Seguir a ordem da prova

As perguntas devem ser seguidas na ordem em que estão no caderno, para evitar que alguma seja esquecida, e as mais difíceis deixadas para serem respondidas depois, em uma revisão da prova.

“Marcar um ‘D’ do lado dessas questões pode ajudar a lembrar depois”, diz Rodrigo Fulgêncio, coordenador de medicina do curso Poliedro.

3- Não se desesperar com as questões difíceis

Mas o aluno não deve ficar preocupado ao se deparar com uma questão que considera impossível de resolver.

“Um vestibular tem de 5% a 7% de questões que são muito difíceis”, comenta Arruda. “Em provas de teste, é o básico bem feito que vai fazê-lo passar”, completa Fulgêncio.

4- Controle o tempo

Outro ponto é saber controlar o relógio para que não falte tempo para parte das questões ou para a redação.

“Numa prova como a Unesp de meio do ano, que possui 90 testes, o aluno tem, em média, três minutos por questão”, diz Fulgêncio.

De acordo com a facilidade que tem em cada disciplina, pode-se gastar mais ou menos tempo com as perguntas. “O que não pode é ficar mais de seis minutos numa questão só”, afirma Fulgêncio.

5- O tempo para a redação deve ser maior

O tempo é decisivo também para a redação. “Não se faz uma boa redação, que esteja num grau de adequação para competir, em 15 ou 20 minutos”, afirma Daniela Aizenstein, coordenadora do ensino médio do Poliedro.

Para ela, se o aluno for deixar a redação por último, tem que se certificar que tem tempo o suficiente para, pelo menos, fazer um plano de texto. “Algumas provas são curtas e não há tempo para fazer o rascunho. Ele é importante, mas essencial mesmo é organizar as ideias que estarão no texto”, diz Aizenstein.

6- Use todo o seu tempo

“Indico que os alunos aproveitem até o momento em que o fiscal pedir a prova. Usar todos os segundos é importante para ganhar mais pontos”, recomenda o professor Marcelo Dias Carvalho, do curso Etapa.

7- Tente manter a calma

Por fim, também ajuda esquecer a pressão e lembrar do clássico “mantenha a calma”.

“Fazer o vestibular é fazer a arte do possível. O vestibulando deve se preparar para dar o seu melhor. Ele tem que cobrar de si mesmo a atitude de fazer o que é possível e não cobrar o resultado sozinho”, conclui Arruda.

Ninguém falou que a prova do vestibular ia ser fácil, mas também não precisa ser nada desesperador. Esteja preparado para o que está por vir e você se sairá bem.

Boa sorte!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.