Cursos Online
quarta-feira , 13 dezembro 2017
Capa » Vestibular » 5 temas que podem cair no vestibular

5 temas que podem cair no vestibular

 

No final de ano, os vestibulares e Enem tomam conta da cabeça de muitos estudantes. De todas as provas, uma das mais importantes e difíceis é a redação, com temas surpresa, normalmente selecionados a partir de acontecimentos recentes e questões de cultura e responsabilidade social. Por isso, a redação exige do vestibulando o conhecimento geral e capacidade argumentativa com coerência e ética. Além das habilidades de argumentação, o estudante também precisa ter o total domínio da língua portuguesa, de forma a escrever um texto coeso e bem estruturado. Unindo essas duas habilidades, a redação será um sucesso.

Conheça abaixo 5 temas que tem grandes chances de cair nos próximos vestibulares:

1. Escassez de água: Hoje em dia a escassez de água potável tem se tornado um problema mundial; todos os países falam sobre e valorizam cada ação que impeça a falta de água em seu território. No Brasil, a falta d’água já atinge todos os estados, inclusive aqueles que historicamente possuíam grandes volumes de água. O recente racionamento em São Paulo, que levou muitas cidades a decretarem estados de emergência, tornou esse problema muito mais visível e urgente e a proposta de soluções, importante. Dessa forma, além da problematização com a escassez de recursos hídricos, o estudante também poderá abordar possíveis soluções de administração, preservação e regeneração desse recurso tão valioso no país.

2. Manifestações políticas: desde junho de 2013, as manifestações populares aceca da política e do sistema político brasileiro, junto com os seus desdobramentos, tem sido um dos temas mais falados, presentes em absolutamente todos os jornais da atualidade. Nessa temática, o vestibulando poderá abordar diversas questões ligada a ética e a corrupção na política e na cultura, às investigações por corrupção, a aceitação da população, as reinvindicações, o papel da mídia incluindo principalmente o meio virtual como uma expressiva ferramenta de comunicação e expansão de ideias e notícias.

3. Preconceito: um dos temas mais polêmicos, históricos, complexos e presentes na atualidade, o preconceito é um dos temas que mais tem chance de cair nas provas de vestibulares. Nesse tema, o vestibulando poderá encontrar recursos históricos e culturais para abordar questões ligadas principalmente ao racismo, homofobia, xenofobia, machismo e fanatismo religioso. Uma vertente bastante atual e polêmica sobre o preconceito é a sua manifestação na internet, quais são os seus efeitos, limites, etc. Também pode-se discutir questões ligadas ao bullying, tão combatido nos últimos anos.

4. Olimpíadas: As Olimpíadas no Brasil trouxeram ganhos, não somente esportivos e econômicos, mas foram palco de oportunidades de visibilidade e diversas outras formas de expressão culturais, sociais e religiosas. Por isso, o legado das Olimpíadas no Brasil pode surgir como tema para os próximos vestibulares e as diversas questões envolvidas nesse acontecimento inédito e histórico em nosso País.

5. Desastre em Mariana/MG: Assim como os problemas com a água potável, o desastre em Mariana, MG foi um dos maiores desastres ambientais que o nosso país sofreu nas últimas décadas. Infelizmente esse desastre não vem sido tratado com o devido cuidado e importância e esse pode ser um dos temas mais fortes para o vestibular. Além do acontecimento, podem ser discutidas políticas e culturas de sustentabilidade, influência do capitalismo no meio ambiente, ética ambiental e, principalmente, na proposição de soluções para o reparo nessas regiões e em outras que sofrem desastres como esse.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.