Cursos Online
sábado , 16 fevereiro 2019
Capa » Vestibular » 5 temas que podem cair no ENEM 2017

5 temas que podem cair no ENEM 2017

 

O Enem é com certeza a grande preocupação da maioria dos estudantes concluintes do ensino médio no Brasil. Isso porque ele é a principal porta de entrada para uma formação superior, em todas as faculdades federais, na grande maioria das estaduais e particulares. Para tirar boas notas no Enem, os estudantes já começam a se preparar anos antes da prestação das provas para serem reconhecidos por seus méritos acadêmicos e ingressarem no curso desejado.

De todas as etapas de avaliação do Enem, com certeza a que mais assusta a maior parte dos estudantes é a redação. Isso porque é a única prova que, se zerada, anula completamente a avaliação do estudante e, se ele tirar nota baixa, será impedido de ingressar em praticamente qualquer curso superior. Para fazer uma boa redação, é preciso que o estudante esteja afiado no domínio das técnicas de escrita na norma culta da língua portuguesa, tenha um bom vocabulário, saiba interpretar texto, tenha uma boa capacidade de raciocínio e argumentação e, é claro, conhecimentos gerais no tema proposto, que, por sinal, ninguém sabe qual será até o momento da prova.

Essa surpresa apavorante tem apenas uma dica: geralmente os assuntos do Enem são temas ligados a questões da atualidade que sejam relevantes para o desenvolvimento social, o que já pode dar pistas de possíveis temas para o exame. Por isso, preparamos uma seleção de alguns temas prováveis para o Enem 2017:

  1. A Falta D’água: Foi-se o tempo em que falta d’água era apenas um problema de determinados estados e regiões brasileiras. Além de ser uma questão recorrente no mundo inteiro, a falta d’água hoje atinge a todos os estados do Brasil, inclusive àqueles que tradicionalmente possuem grandes volumes de recursos hídricos. A ultima crise de racionamento de água no estado de São Paulo foi uma das grandes notícias nacionais e que levou muitas cidades a decretarem estado de emergência. Além da problematização com a escassez de recursos hídricos, nesse tema o estudante também pode abordar possíveis soluções de administração, preservação e regeneração desse recurso tão valioso no país.
  2. Manifestações políticas: Se tem um tema que foi recorrente nos últimos três anos é a política brasileira e seus desdobramentos. Nesse tema, o estudante pode abordar questões ligadas Às investigações por corrupção e a aceitação da população, as manifestações de rua e, é claro, o meio virtual como uma importante e expressiva ferramenta de comunicação e expansão de ideias e notícias.
  3. Mobilidade urbana: nesse tema, o estudante problematizará a mobilidade urbana no Brasil, que é um problema em todas as regiões e as possíveis soluções em vários âmbitos particular, arquitetônico e governamental para esse problema.
  4. Preconceito: Um dos temas mais polêmicos e presentes na atualidade, as questões ligadas ao preconceito tem grandes chances de se tornarem tema do próximo Enem. Dentre esse tema, podem surgir questões ligadas principalmente ao racismo, homofobia, xenofobia, machismo e fanatismo religioso.
  5. Liberdade de expressão e mídia: principalmente após os ataques à revista francesa em 2013, as discussões ligadas sobre os limites e poderes da mídia dentro de uma ideia de responsabilidade social tem sido fontes de muitas reflexões, que são grandes candidatas a se tornarem temas do Enem 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.