Cursos Online
segunda-feira , 22 maio 2017
Capa » Vestibular » 15 dicas para otimizar os estudos para o vestibular

15 dicas para otimizar os estudos para o vestibular

 

Os vestibulares são motivo de grande tensão e ansiedade para  a maioria dos estudantes que desejam ingressar em um curso superior. A preparação para um vestibular deve ser feita com antecedência, primando pela organização e levanto em conta os aspectos físicos e emocionais, já que a carga de estudos pode ser bem estressante.

Confira abaixo algumas dicas para te ajudar a melhorar sua preparação para prestar o vestibular:

1. Planeje seu dia-a-dia: Não adianta estudar um coisa aqui, outra ali ou pensar em estudar mas, de repente, o dia acabar e não dar tempo. Faça um planejamento diário, com horários de estudo e disciplinas.

2. Cumpra seus horários: Não deixe o vestibular como prioridade menor que qualquer outra opção substituir seu tempo de estudos. Seja fiel com os seus planejamentos.

3. Durma bem: Noites mal dormidas diminuem a nossa capacidade de aprendizado, atenção e memória e isso é gravíssimo para o rendimento nos estudos.

4. Alimente-se bem: Assim como noites mal dormidas, uma má alimentação com deficiência de nutrientes essenciais limitam nosso aprendizado e minam a energia e disposição.

5. Resolva questões: Não fique somente na teoria. Procure provas antigas e resolva questões dos assuntos. Esse será um excelente meio de avaliar o seu aprendizado.

6. Diversifique as fontes de estudos: Busque informações em livros, artigos, filmes, jornais, palestras, etc. Há vários canais de ensino no YouTube que são excelentes para se obter explicações, além de diversos fóruns sobre temas.

7. Adote um método de estudo: Adote um método que seja eficiente e esteja de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e tempo de assimilação, para otimizar ainda mais os rendimentos.

8. Peça ajuda: Se tiver dúvidas, peça ajuda a colegas, tutores, professores no geral. Se for preciso, matricule-se em um cursinho pré-vestibular.

9. Desligue o celular e saia das redes sociais: Por mais que elas pareçam inofensivas, as redes sociais (inclusive WhatsApp) atrapalham muito o seu ritmo de estudos, pois elas quebram uma linha de raciocínio e você terá que retomá-la sempre.

10. Escreva muito: A redação tem peso de desclassificação em um vestibular. Por isso, pratique a escrita para fazer uma excelente redação e exercitar a interpretação de textos.

11. Leia sobre temas diversos: ler não somente é excelente para melhorar a capacidade de argumentação e vocabulário como também lhe dará recursos de conhecimentos gerais, importantes em redações.

12. Compartilhe seus estudos: Não estude sozinho. Compartilhe com colegas que também estão se preparando. A troca de experiências pode ser enriquecedora.

13. Tenha um objetivo: tenha em mente um objetivo claro de curso e pretensões de carreira. Esse será um grande motivador para os seus estudos.

14. Estude Inglês:  Muitas pessoas negligenciam essa disciplina, mas ela é importantíssima e está em todos os vestibulares.

15. Faça simulados: muitas escolas e cursinhos pré-vestibulares realizam simulados periodicamente. Eles são importantes para você ter maior preparo sobre todos os aspectos que envolvem o momento da prova, inclusive questões de tempo e controle de ansiedade. Por isso, é importante que além dos conteúdos, você se prepare física e psicologicamente para os vestibulares.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.