Cursos Online
sexta-feira , 25 setembro 2020
Capa » Vestibular » Apostilas » 10 apostilas grátis de Literatura para Vestibular com os temas fundamentais

10 apostilas grátis de Literatura para Vestibular com os temas fundamentais

Olá leitores do Rede de Cursos!

Estudar… Esse, com certeza, é o verbo mais usado pelos jovens em época de Enem e vestibular e para aqueles que vão prestar concurso. Quem quer se dar bem nos exames, não tem como fugir dele. Então, para te ajudar na hora de praticá-lo, trazemos aqui 6 dicas de literatura! E o melhor: o Rede de Cursos ainda disponibiliza para download 10 apostilas gratuitas de Literatura, para facilitar ainda mais.

Sempre quando sai a lista de livros obrigatórios pra os vestibulares, principalmente da Fuvest, o pessoal já começa a tremer. Tem gente que sai lendo as obras a torto e a direito, sem se organizar.

Mas aí, você pergunta: precisa de organização para ler um livro? Não necessariamente, mas quando se trata de leitura obrigatória para fazer um exame importante como o vestibular, planejamento e estratégia ajuda, e muito! Veja as dicas para te ajudar nesse quesito.

O que acontece é que todo vestibulando sabe como estudar matemática: prestando atenção nas aulas e respondendo a exercícios. Mas poucos montam uma estratégia de estudo de obras de literatura. Para especialistas, a leitura dos clássicos demanda concentração e planejamento sim, como qualquer outra disciplina.

William Cereja, autor de livros didáticos, sugere: “É bom fazer fichas com anotações e montar um esquema”. Já Maria Thereza Rocco. diretora-executiva da Fuvest, indica: “Analisar como o assunto foi abordado em vestibulares anteriores também ajuda”.

Segundo Ana Cláudia Fidelis, que no seu doutorado estudou as listas dos vestibulares, deve-se estabelecer “diálogos” entre obras, apontando semelhanças e diferenças. Maria Thereza concorda: “As questões sempre procuram fazer conexões entre livros da lista”.

Para fixar o conteúdo, o candidato deve revisar suas fichas, ler análises sobre a obra e resumos preparados pelos cursinhos. Mas cuidado: resumos não podem ser a única fonte de estudo. “O que distingue o texto literário dos outros é que, resumido, ele perde o essencial”, diz Francisco Savioli, supervisor do Anglo. “O essencial não é só o que foi dito, mas o modo como foi dito.”

Se você ainda está achando complicado, confira estas seis dicas para se dar bem na hora de ler grandes obras literárias:

1- Analise as questões que já caíram em provas anteriores e o que ainda não foi abordado. “O importante é saber de que forma o assunto caiu, porque ele pode voltar a ser explorado de maneira diferente’’, diz Heric José Palos, professor do Etapa.

2- Pesquise o contexto sócio-histórico do livro. “A arte não é causa, é produto de uma época”, diz Heric Palos. Quando você se localiza no tempo/espaço, fica muito mais fácil de entender até mesmo a história em si.

3- Faça anotações sobre os elementos mais importantes do livro, como enredo e personagens. Crie um esquema que mostre o desenvolvimento do conflito principal. “Isso evita confusões, pois o aluno precisa ler um número grande de obras”, diz William Cereja, autor de livros didáticos. Resumos e análises, como os preparados por cursinhos, podem ser úteis na revisão do conteúdo. “Mas se apoiar só nesse tipo de material é limitador. Ele não substitui a leitura das obras”.

4- Busque semelhanças e diferenças entre as obras. Os vestibulares têm preferido fazer uma abordagem comparativa dos livros, em lugar de criar questões sobre enredos isolados. “Repare, por exemplo, em questões como a urbanidade em Memórias de um Sargento de Milícias e em O Cortiço, ou na própria linguagem que diferencia Vidas Secas e Capitães da Areia”, afirma William Cereja.

5- Leia análises críticas sobre o livro. Procure material escrito por especialistas, mas nada muito profundo, sugere William Cereja. “Esses estudos devem ser enxutos, para ajudar o aluno a penetrar em questões de destaque da obra”

6- Assista a filmes e peças adaptados dos livros. “Eles servem para discussão e comparação com a obra original. Mas deve-se tomar cuidado, porque não substituem a leitura dos livros”, diz William Cereja.

Facilitou? Organize-se, leia, treine, escreva… Quando você é obrigado a ler alguma coisa, nem sempre é tão divertido, mas é só saber fazer, que você vai achar tudo muito mais legal.

Anotou? Então já pode fazer o download das 10 apostilas gratuitas de Literatura e começar a estudar!

Após informar seus dados, você receberá em alguns minutos um e-mail com o link para download das apostilas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.