Cursos Online
domingo , 21 abril 2019
Capa » Vestibular » Apostilas » 10 apostilas grátis de História para Vestibular com os temas fundamentais

10 apostilas grátis de História para Vestibular com os temas fundamentais

Olá estudantes!

 

Estudar… Esse, com certeza, é o verbo mais usado pelos jovens em época de Enem e vestibular e para aqueles que vão prestar concurso. Quem quer se dar bem nos exames, não tem como fugir dele. Então, para te ajudar na hora de praticá-lo, trazemos aqui os 10 temas fundamentais de História! E o melhor: o Rede de Cursos ainda disponibiliza para download 10 apostilas gratuitas de História, para facilitar ainda mais.

Não que você deva estudar apenas estes temas, mas eles são mais recorrentes, os que mais caem nas provas, e você deve estar craque neles para se sair melhor nos mais complexos.

Bom, para começar, é importante que os estudantes tenham um bom conhecimento dos conteúdos relacionados à antiguidade clássica, à Revolução Francesa e ao período do segundo reinado no Brasil (D. Pedro 2º). Mas, ainda tem mais. Veja abaixo.

1- Antiguidade Clássica: Grécia e Roma Antiga

Os estudantes devem estudar os legados deixados pela Grécia e Roma Antiga para a sociedade ocidental. É fundamental saber sobre a democracia ateniense e conseguir falar relações com a democracia atual.

Em Roma, o estudante deve estar atento à formação dos triunviratos (Julio Cesar, como ditador e Otavio Augusto, 1º imperador) e a sua influência na língua, nas leis e na religião.

2- Feudalismo

Era um modo de organização restrito à Europa ocidental. É necessário entender características econômicas, políticas e sociais, lembrando que era uma sociedade estamental, que tinha grande influência da Igreja Católica.

3- Civilizações pré-colombianas: Incas, Maias e Astecas

É importante saber como foi o impacto ocasionado pelos europeus nessas civilizações e qual foi a influência delas na cultura ocidental como um todo (a utilização da babata e do milho, por exemplo).

4- Absolutismo

Dentro do chamado “Antigo Regime”, o poder era concentrado nas mãos do rei, que comandava o Estado moderno europeu — a França era o principal Estado absolutista da Idade Moderna. É bom conhecer os principais teóricos absolutistas: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

5- Revolução Francesa

Representa a queda do absolutismo na França e na Europa. O movimento surgiu da oposição do povo à crise social e política que tomava conta de um sistema do qual o povo não participava. As questões podem pedir para analisar a situação antes e depois da revolução e ideias iluministas .Um fato importante é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que atribui cidadania às pessoas.

6- Colonização mercantilista

Essa era a prática econômica do absolutismo. É importante conhecer o mercantilismo para entender a lógica do Brasil colônia. A escravidão do negro africano é produto desse processo.

7- Processo de independência do Brasil

Está inserido na crise do antigo sistema colonial, e dentro dela está justamente um rompimento com a política mercantilista. Estudar período joanino e abertura dos portos em 1808.

8- Segundo reinado: D. Pedro 2º

Caracterizado pelo parlamentarismo às avessas e pelo ciclo do café, no Vale do Paraíba e oeste paulista (economia). Houve ainda a introdução do trabalho imigrante, Guerra do Paraguai (1864-1870) e a abolição da escravatura (1888).

9- Era Vargas

Vargas chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1930 e se manteve no poder durante uma ditadura, conhecida por Estado Novo (1937-1945). O período é marcado pela centralização do Estado, estatização de grandes meios econômicos e grande aceitação popular (populismo).

10- Ditadura militar

As questões podem exigir que o candidato conceitue o golpe de 1964, além de todo o aparelho repressivo da ditadura. Outro tema que pode ser cobrado são:  atos institucionais (principalmente AI-5), milagre econômico (durante governo Médici), surgimento do novo sindicalismo e movimento “Diretas Já” (1984).

Anotou? Então já pode fazer o download das 10 apostilas gratuitas de História e começar a estudar!

Após informar seus dados, você receberá em alguns minutos um e-mail com o link para download das apostilas.

 

 

Até mais!

4 comentários

  1. Karla adriana

    Quero baixar as apostilas de história

  2. QUE SEJA BEM-VINDO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.