Cursos Online
quinta-feira , 23 novembro 2017
Capa » Vestibular » Enem: estude gratuitamente em plataforma do MEC

Enem: estude gratuitamente em plataforma do MEC

 

Olá, estudantes!

Olha só que boa notícia. Foi lançada este mês pelo governo federal mais uma boa opção de estudos para o Enem 2016. Você vai poder estudar gratuitamente em uma plataforma criada pelo MEC.

O sistema de estudo é chamado Hora do Enem. Ele funciona como um conjunto de ações complementares que tem como objetivo o auxílio aos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. A plataforma já está disponível para acesso.

Hora do Enem

A meta da Hora do Enem é democratizar o acesso à educação superior, dando maior possibilidade de estudo a alunos da rede pública de educação. Mas quem estiver em escola particular, também pode usar.

O sistema é uma plataforma de estudos completa que contará com itens como:

  • Simulados
  • Exercícios
  • Resumos
  • 600 videoaulas
  • Questões comentadas
  • Plano de estudos personalizados

E mais, está disponível também um aplicativo do Hora do Enem para IOS e Android, contando com acesso à TV Escola e ao conteúdo do sistema.

Como funciona o Hora do Enem

Quem acessar o site da Hora do Enem deverá preencher um formulário, informando o seu objetivo, o curso que deseja e quantas horas disponíveis possui para estudar.

Com base nesses dados, será feita uma análise levando em consideração os pontos fortes e fracos, resultando no plano de estudo personalizado para cada um.

O estudante que não tiver acesso à internet poderá se inscrever em universidades públicas, institutos federais e algumas instituições particulares parceiras do projeto.

Simulados para o Enem

O primeiro simulado oficial da plataforma será realizado em 30 de abril. O teste será aplicado a todos os estudantes que estiverem concluindo o ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares. De acordo com o MEC, o objetivo é que aluno tenha noção do seu nível de conhecimento, suas dificuldades e necessidades que serão trabalhadas no sistema.

Assim que acaba a prova, o aluno já recebe sua avaliação e nota. A partir daí, terá acesso aos exercícios específicos para suas necessidades.

Outros simulados serão realizados em 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O conteúdo dessas provas é todo sobre as áreas do conhecimento do Enem. As escolas terão acesso aos dados de seus estudantes para acompanhar o desempenho de cada um e investir em suprir as necessidades dos alunos.

Enem na TV

Outra iniciativa do sistema é o programa de TV “A Hora do Enem”. Cada episódio de meia hora de duração vai falar sobre uma área do conhecimento diferente, a qual será abordada e discutida. Além disso, haverá a resolução de questões do Enem por professores especialistas.

O programa será transmitido de segunda a sexta-feira, com reprises aos sábados, na TV Escola e ainda será distribuído para mais de 40 canais de todo o país, incluindo canais universitários.

E mais. Para quem gosta de assistir filmes e séries no Netflix, a novidade fica por conta do MECFlix, uma plataforma de vídeos online, na qual os estudantes cadastrados na Hora do Enem poderão acessar uma biblioteca com cerca de 600 videoaulas para o Enem, ou seja, funciona como se você estivesse fazendo cursos gratuitos. O MECFlix estará disponível a partir de 30 de abril.

Sem desculpas para não saber como estudar para o Enem ou até mesmo para o vestibular, hein?

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.