Cursos Online
sexta-feira , 25 setembro 2020
Capa » Graduação » O que faz um profissional de pedagogia? 

O que faz um profissional de pedagogia? 

 

Olá, leitor!

Provavelmente você já se perguntou o que é pedagogia e para que serve. O pedagogo é um especialista em educação que desenvolve técnicas de ensino e aprendizagem, seu trabalho visa relacionar a realidade do estudante com o mundo e as questões sociais. Apesar de sua função estar diretamente ligada ao do professor, o curso de pedagogia abre um leque de outras opções para atuação no mercado.

Quem ingressa na faculdade de pedagogia, se depara com conteúdos de psicologia, para entender o processo educacional e desenvolvimento infantil; sociologia, pois é preciso compreender a sociedade e a função da educação e suas instituições de ensino; teorias pedagógicas e metodologias para aplicação das principais disciplinas como a língua portuguesa, matemática e ciências.

Ao se formar, o profissional pode atuar como orientador educacional, ser professor do ensino infantil e fundamental (até o quinto ano), supervisionar ou dirigir uma escolar, ser pedagogo empresarial, pedagogo hospitalar e trabalhar como desenvolvedor/ auxiliar de jogos, brinquedos e outros materiais para crianças.

Áreas de Atuação

Orientador educacional 

Nesta função, o profissional da área aplica seus conhecimentos nas duas pontas, com os alunos – ao procurar conhecê-los, identificar suas dificuldades e tentar contribuir para uma melhor performance, e com os professores – com avaliação do desempenho do professor em sala de aula e auxílio na criação e aplicação de métodos de ensino, que varia de acordo com a disciplina e a conjuntura de cada estudante.

No caso de pessoas com necessidades especiais, deverá buscar adequar a metodologia e a didática para criar um ambiente satisfatório ao aprendizado.

Professor 

Na posição de docente, deverá seguir a ementa de ensino que cada disciplina, de acordo com a série lecionada, exige.

Diretor de uma escola 

Cabe ao dirigente de uma instituição de ensino estipular a grade horária dos professores, organizar o ano letivo – que inclui eventos e atividades extracurriculares, marcar reuniões de docentes, pais e alunos, se preocupar em desenvolver conexão entre família, alunos e sociedade, buscar novos projetos para implantação, entre outras questões que envolvem a administração do ensino.

Ramo empresarial 

O propósito de se ter um pedagogo dentro do ambiente corporativo é para que ele desenvolva o treinamento de novos funcionários – para que tenham uma melhor compreensão de suas funções, implantar mudanças comportamentais – quando regras, missões e valores forem modificados, acompanhar projetos e coordenar equipes – garantir que os métodos escolhidos para a execução sejam os mais adequados e que os grupos tenham um bom desempenho e entrosamento.

Entidades de saúde 

Planejar e aplicar dentro desses ambientes projetos educacionais adequados à condição e limitação de cada paciente, tendo em vista o bom aprendizado e desenvolvimento do interno.

Indústrias  

O profissional de pedagogia pode trabalhar com a criação e adaptação de materiais didáticos como livros, jogos e brinquedos que visam auxiliar o aprendizado das disciplinas escolares.

teacherOathRemuneração

O salário inicial do professor ou educador varia entre mil e dois mil reais, mas esse valor pode ser bem superior e ultrapassar os dez mil quando o pedagogo ocupa o cargo de consultor, gerente ou diretor. Um profissional que busca se especializar mais, cursando uma pós-graduação por exemplo, também recebe uma remuneração mais alta.

Onde estudar Pedagogia

Dentre as mais bem conceituadas instituições de ensino superior para o curso estão as Universidades Federais de Manaus, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Viçosa, Corumbá, Três Lagoas, Rondonópolis, Belém, Mamanguape, Caruaru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Maria, São Carlos, das Universidades Estaduais aparecem as de Londrina, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e das privadas, Mackenzie e PUC se destacam.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.