Cursos Online
quinta-feira , 21 março 2019
Capa » Cursos Técnicos e Profissionalizantes » Saiba tudo sobre as ETECs, as escolas técnicas

Saiba tudo sobre as ETECs, as escolas técnicas

Olá pessoal!

Sempre ouvimos falar das escolas técnicas, curso técnico, ETECs… mas você sabe como esse ensino funciona?

O Ensino Técnico é um tipo de ensino profissionalizante. Ele possibilita que o aluno curse, além do Ensino Médio, um curso técnico e se forme na escola já com uma profissão. Isso faz com que ele saia na frente na corrida por uma vaga de emprego, antes mesmo de ingressar na faculdade.

Tiago Sereza, gerente de integração da Catho Educação, explica: “Atualmente o mercado para esses profissionais é bastante promissor. Por um bom tempo, as pessoas acreditaram que uma posição melhor estava condicionada apenas a um curso superior, deixando uma lacuna nas empresas que precisam de profissionais com formação técnica”.

“Apesar disso, o Ensino Técnico é cursado apenas por 5% dos jovens de 14 a 17 anos em São Paulo. No Chile, são 40%. Na Argentina e no Uruguai, 25%. Em Cuba, mais de 50%”, conta Almério Melquíades de Araújo, coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que administra 200 escolas técnicas, entre elas, a ETEC Getúlio Vargas, localizada em São Paulo.

Entre as áreas que oferecem mais oportunidades para nível técnico, estão Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Petróleo e Gás e Construção Civil. Mas há outras áreas em expansão que são também bastante concorridas, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Administração e Logística.

Como entrar em uma ETEC

É preciso ter concluído o Ensino Fundamental regular, Eja (Educação de Jovens e Adultos) ou Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e fazer inscrição exclusivamente pelo site. É importante também ler o Manual do Candidato, disponível para download na mesma página, e saber o calendário completo das atividades.

Cursinho para a prova

Não há necessidade de entrar em um cursinho para passar no Vestibulinho das ETECs (a prova de ingresso nas escolas técnicas). Os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental são suficientes, desde que bem estudados. A concorrência é alta já que são cerca de três alunos por vaga, chegando em alguns casos em até 12 candidatos por vaga.

No entanto, fazer cursinho pode, sim, ajudar. O cursinho pré-vestibulinho, preparatório para escolas técnicas, complementa o Ensino Fundamental com aulas extras, exercícios, simulados e cursos extracurriculares, como de atualidades, filosofia e sociologia.

Se for fazer, é indicado entrar no cursinho no início do 9º ano do Ensino Fundamental. Alguns aceitam inscrições para o meio do ano, mas aí é preciso que o aluno se dedique mais, pois as provas acontecem em meados de novembro.

Como é a prova

A prova tem duração de quatro horas e abrange matérias estudadas em todo o Ensino Fundamental, com ênfase nos aprendizados no oitavo e nono ano.

São 50 questões-teste, com 5 alternativas cada. Além das matérias estudadas, as questões abrangem situações do cotidiano, com problemáticas sociais, culturais, científicas e tecnológicas e exigem interpretação de texto, imagens e gráficos.

Alguns cursos, como técnico em Dança, Regência, Canto e Prótese Dentária requerem também uma prova de aptidão.

Como estudar para a prova

É importante ler muito. Tanto literatura clássica e moderna, quanto atualidades (o que se lê em jornais, revistas e internet) estão presentes nas provas do Vestibulinho e nas outras que o estudante vai prestar ao longo da vida.

Não há prova de redação no Vestibulinho das ETECs, mas é importante também treinar a escrita, pois caem questões de português e interpretação de texto. Além disso, é indicado que o aluno repita os exercícios que viu na escola ou no cursinho em casa, todos os dias.

Ajuda dos pais

Assim como a época de vestibular, o momento pré-vestibulinho é bastante estressante para o estudante. Os pais não devem pressionar o aluno, mas sim dar apoio, saber cobrar e reconhecer. Em casa, deve-se afastar as distrações, mas não os momentos de lazer. Vale também participar das reuniões da escola ou do cursinho e ouvir o que os professores têm a dizer sobre o aluno.

Faculdade após o curso técnicoSaiba o que são as ETECs

Sim, afinal, investir em educação é sempre a melhor forma de conquistar um bom espaço no mercado de trabalho. Após o curso técnico, vale procurar uma faculdade que tenha a ver com a área técnica cursada.

É preciso ficar atento às tendências do mercado, buscar uma formação adequada e se dedicar muito para obter o sucesso almejado. Hoje, ter boa formação em uma área que está em expansão não basta – tanto o profissional técnico, quanto o bacharel ou qualquer outro profissional vai ter seu sucesso relacionando aos resultados que traz e às suas realizações.

Fique sempre atento ao site do Vestibulinho ETEC. Lá você vai encontrar o calendário completo, informações, documentação, provas antigas e as dúvidas mais frequentes.

Estude, dedique-se e tenha uma profissão antes mesmo de entrar na faculdade.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.