Cursos Online
quarta-feira , 26 junho 2019
Capa » Cursos Técnicos e Profissionalizantes » Como escolher um curso técnico

Como escolher um curso técnico

 

Olá, leitores!

Essa é para quem quer fazer um curso técnico, mas não sabe como escolher o melhor. Com a oferta de oportunidades cada vez maior, o candidato pode se sentir perdido. Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas de como escolher um curso técnico.

Esse tipo de capacitação se tornou uma boa escolha para quem quer entrar logo no mercado de trabalho ou pretende mudar de área, já que tem foco na prática e prepara o aluno para vagas que pedem por profissionais especializados.

Outro ponto positivo do curso técnico ou curso profissionalizante é que o aluno pode começar a estudar ainda quando estiver no ensino médio.

Diferença entre curso técnico e faculdade

Uma das maiores diferenças entre o curso técnico e a faculdade é a duração: um técnico dura entre um ou dois anos, enquanto um curso de bacharelado leva de quatro a seis anos. Por isso, esse tipo de ensino é mais procurado por quem quer entrar rapidamente no mercado.

No entanto, é bom lembrar que o curso técnico não serve como graduação e, por isso, você não pode fazer uma pós-graduação se tiver apenas este diploma. Por isso também, o salário de um técnico pode ser mais baixo que o de outro profissional com níveis mais altos de ensino, dependendo da área.

Então confira as dicas abaixo e bons estudos.

Como escolher um curso técnico

Leve em conta o seu perfil

Caso ainda esteja cursando o ensino médio, pode escolher entre dois cursos: integrados ou concomitantes. No integrado, é feito uma mesma matrícula para o ensino médio e o curso técnico, ou seja, você tem aulas de disciplinas do ensino médio aliadas à educação profissional. Já no concomitante as aulas do ensino médio e do curso técnico são dadas separadamente, então cada um tem uma matrícula diferente. Mas se você já concluiu o ensino médio, deve fazer um curso técnico chamado de subsequente.

Escolha bem o tipo de curso técnico

É possível escolher entre três categorias de cursos técnicos: qualificação, habilitação ou especialização. No primeiro caso, você recebe uma certificação intermediária, em que se qualifica para uma determinada área de atuação. O tipo habilitação é voltado para as profissões técnicas que o mercado oferece. E, por fim, a especialização tem foco no aprofundamento de alguma área do mercado de trabalho. Leve em conta que tipo de formação está mais próxima do que você procura.

Consulte os cursos técnicos disponíveis no site do MEC

Essa pesquisa junto ao Ministério da Educação é importante para você conferir todas as opções e avaliar qual modalidade de curso te interessa e em qual área.

Pesquise os cursos técnicos em alta no mercado de trabalho

Isso pode ajudar na hora da escolha, principalmente para os mais indecisos. Entre os cursos técnicos mais procurados estão aqueles na área industrial, como eletroeletrônica e mecânica, e os que preparam para atuação em empresas, como os cursos de tecnologia da informação e análise de marketing.

Procure uma instituição capacitada que ofereça o curso técnico escolhido

O MEC não avalia nem certifica os cursos técnicos, mas eles são autorizados pelos Órgãos Estaduais de Educação. Por isso, o caminho mais seguro é pesquisar as instituições que estão listadas no seu estado. Você também pode encontrar cursos técnicos pelo Pronatec, pelo Senac e pelo Senai.

Veja se a escola escolhida tem parceria com algum programa de financiamento estudantil

Um exemplo é o FIES, o financiamento estudantil do governo que tem boas taxas de juros do mercado. Assim, fica mais fácil bancar o estudo, caso suas finanças estejam apertadas. Existem ainda mais, pelo menos, dois tipos de financiamento de cursos técnicos: Pra Valer e Pronatec.

Pesquise também opções de cursos a distância

Existem instituições que oferecem bons cursos técnicos pela internet, em que você assiste às aulas pelo seu computador. Esse tipo de ensino pode ser uma boa alternativa para quem está muito ocupado, pois você pode acompanhar as aulas no seu tempo.

As informações são do site Konkera.

Então, se você decidiu mesmo fazer um curso técnico ou curso profissionalizante, verifique se o curso que você pretende fazer atende às suas expectativas e tem qualidade. Boa sorte.

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.