Error. Page cannot be displayed. Please contact your service provider for more details. (26)

Cursos Online
sábado , 19 agosto 2017
Capa » Cursos Online » Quais vantagens e desvantagens do EaD?

Quais vantagens e desvantagens do EaD?

 

Olá, leitor!

A Educação a Distância é um tipo de ensino no qual os professores e alunos não dividem o mesmo espaço físico, mas fazem uso de tecnologias para poderem se comunicar. Diversos cursos EaD estão disponíveis, desde idiomas, de níveis técnicos, graduação e até pós-graduação.

A maior conquista de se implantar esse sistema de educação foi a de dar oportunidade para quem está muito distante de uma instituição de ensino de estudar e se especializar. Claro, que o grande desafio não está somente em levar o ensino para fora das salas de aula, pois com os avanços tecnológicos cada dia mais isto se torna viável, é manter o mesmo nível de qualidade de educação que dentro da instituição. Além disso, nem todos os cursos da universidades estão disponíveis para serem feitos a distância.

Existem, todavia, dois lados do EaD, pontos positivos e negativos que podem ser destacados. Cabe a cada aluno comparar esses aspectos e verificar o quanto o tipo de curso escolhido agregaria de valor a formação e para a vida profissional. Muitas faculdades oferecem esse tipo de serviço, inclusive instituições internacionais renomadas.

Dentre as vantagens desse tipo de estudo, pode-se evidenciar:

  • Diminui as barreiras espaço temporais;
  • Amplia a oferta de cursos;
  • Dá oportunidade de estudo para as pessoas;
  • Não requer disponibilidade de um espaço físico, horário e dinâmica específica;
  • Não obriga o aluno a se locomover para longe de seu ambiente familiar e ainda o permite obter uma formação fora da sala de aula padronizada;
  • O estudante segue seu próprio ritmo de estudo e aprendizado;
  • Desenvolve no indivíduo a disciplina de estudos, organização e de pró-atividade;
  • Economiza recursos, pois o custo com o estudo é bem menor e não há gastos com locomoção, acomodação, alimentação, entre outros.

Das desvantagens apresentadas pela educação a distância, são apontados:

  • A relação interpessoal fica limitada, tanto no que diz respeito de professor aluno quanto a socialização com os demais estudantes;
  • Perde-se os ganhos que são obtidos por meio da interação face a face, das trocas de experiências e ideias;
  • O processo de aprendizado demora mais para ser concluído devido ao tempo que se espera por retorno e correções;
  • Dificuldade de se manter uma qualidade de ensino elevada como a de um curso presencial dentro de uma instituição especializada;
  • A falta de disciplina do aluno pode ocasionar em uma desistência;
  • Fica muito mais dependente muito mais de recursos tecnológicos e meios de comunicação.

studyingO objetivo primordial ao implantar a EaD era de levar a educação aos lugares mais difíceis de se chegar, dar uma oportunidade para quem não poderia deixar de trabalhar para passar horas seguidas dentro de uma instituição e para aqueles que não conseguiriam mudar de lugar para ter acesso ao ensino. Mas, atualmente, essa visão exclusiva mudou, passou a ser uma boa opção de formação e especialização inclusive para quem está próximo de uma faculdade e poderia pagar por um estudo presencial.

Quando bem selecionados e com a devida dedicação, os cursos podem agregar muito valor ao profissional, e têm sido uma escolha muito frequente por profissionais do mercado e empresários que buscam se aperfeiçoar otimizar seus tempos livres.

Se você tem uma boa dica de um curso a distância, conte para nós. Deixe sua indicação nos comentários, isto poderá ajudar muitas pessoas que estão a procura de um aprendizado flexível.

Até logo!

Um comentário

  1. Olá, estive pesquisando esses tempos sobre o curso na modalidade EAD e lendo pesquisas e relatos de pessoas que já fizeram ou estão cursando nesta modalidade, obtive uma visão mais ampla do EAD, tirando o conceito inicial de ser ruim e prejudicial aos alunos. Basta saber usar a seu favor com uma dose de disciplina, concentração e foco. Sou formada em Recursos Humanos e busco fazer minha pós-graduação, no entanto, ainda não estou em condições de pagar o presencial, o curso que desejo está inacessível temporariamente para minhas condições financeiras. Então acredito que partirei para modalidade EAD, até porque pós dura em torno de 1 ano, passa logo e não irá me cansar muito. Eu acredito que para pós, a EAD é uma ótima opção, já não acho uma boa para graduação de mais tempo, após 3 anos, eu prefiro o presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.