Cursos Online
domingo , 24 setembro 2017
Capa » Cursos Online » Evite erros ao estudar online

Evite erros ao estudar online

 

Olá, estudantes!

Atualmente fazemos de tudo na internet: comprar, vender, ler, ouvir música, ver filme e, claro, estudar. Os computadores, tablets e smartphones já são parte essencial na vida de muita gente na hora de se preparar para alguma prova, exame ou trabalho escolar. Mas você sabe usa bem esse recurso? Então dê uma olhada nas dicas abaixo e evite erros ao estudar online.

O Ensino a Distância é o campo que mais cresce na área da Educação, tanto no Brasil como no mundo. De acordo com dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em um período de cinco anos, a modalidade de cursos online cresceu 270%, enquanto o número de matrículas para cursos presenciais cresceu apenas 17%.

Além da quantidade, a qualidade também é destaque. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), apontam que os alunos que estudam à distância tiveram um desempenho mais alto em 7 de 13 áreas de ensino.

Mas mesmo assim, muita gente ainda não conhece o método ou não sabe usar direito. Sendo assim, a coordenadora de Pedagogia da Universidade Positivo, Josemary Morastoni, separou algumas dicas para evitar os erros mais comuns cometidos por quem estuda online.

O que evitar na hora de estudar online

Falta de organização, de tempo ou de planejamento

Se o seu curso online não tem uma hora específica para acontecer, você pode usar isso a seu favor – ou não. A flexibilidade de horário é uma das maiores vantagens do mundo EAD, mas é preciso que o aluno reserve um momento do dia para aquela atividade e se dedicar a isso. Dedicação e comprometimento são palavras-chave na Educação a Distância.

Subestimar os cursos EAD

Achar que tudo é muito fácil é o primeiro e mais comum erro de quem estuda à distância. O fato de não ser presencial não reduz a dificuldade da matéria a ser aprendida e nem o nível de atenção que você deve dedicar à aula, muito pelo contrário. A exigência nos cursos EAD é a mesma que alunos presenciais experimentam, com o agravante de que o professor não está de olho em você e não pode chamar a sua atenção.

Ignorar os aspectos tecnológicos para um curso EAD

Se você decidiu fazer um curso online, procure saber se o seu equipamento tem os requisitos básicos para que você possa aproveitar tudo o que a instituição oferece. Chats, vídeos, formulários e outras tantas ferramentas são maneiras usadas para interagir e repassar conhecimento, então é bom assegurar que você pode aproveitar ao máximo o material que será fornecido. Vale lembrar também que é preciso explorar as possibilidades disponíveis. Seja curioso e não tenha medo de pedir ajuda se for preciso.

Ser impaciente e pular etapas

Aprender é algo que leva tempo. Não importa como o conhecimento está sendo repassado a você (com o uso de tecnologia ou de um quadro negro), as informações devem ser absorvidas e sintetizadas por você e isso não pode ser apressado. Então, não adianta pular etapas ou deixar de fazer exercícios e trabalhos, pois o prejudicado será você.

Procrastinar

Escolher a hora em que vai estudar pode ser a melhor ou a pior coisa para o seu aprendizado. O mais importante é ter autoconhecimento e responsabilidade para não cair em armadilhas. Essa história de deixar sempre para depois (procrastinar), acaba virando nunca e aí seu investimento vai por água abaixo e, em vez de conhecimento, você ganha frustração.

Estudar com redes sociais e outras distrações por perto

Esse erro não é exclusivo do mundo EAD, certo? Mesmo em salas de aula convencionais existem mil e uma distrações prontas para roubar sua atenção de um momento valioso. Então aproveite para focar durante a aula e aproveitar os momentos de interação que o seu curso oferece.

Achar que um curso EAD é necessariamente algo solitário

Não é. Se uma sala de aula comporta 30 ou 40 alunos, com aulas online, o número de pessoas que podem participar ao mesmo tempo do curso é infinitamente maior. Pessoas de todo o país (e até do exterior) podem estudar juntas e você deve aproveitar isso. Conheça as ferramentas disponíveis no seu curso e interaja com seus colegas, mentores e professores sempre que achar necessário. Trocas e discussões são uma importante maneira de aprendizado.

Coloque as dicas em prática e aproveite melhor seu curso online. Você vai sentir os resultados.

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.