Cursos Online
quinta-feira , 14 novembro 2019
Capa » Concurso Público » Mais de 26 mil vagas em concursos federais em 2015

Mais de 26 mil vagas em concursos federais em 2015

Olá pessoal!

Olha só que boa notícia para quem sonha com uma carreira pública em órgão federal.

Apesar da crise em tempos de ajuste fiscal, o Orçamento deste ano, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial da União, traz a autorização para abertura de 26.811 vagas em concursos públicos a nível federal. E com salários iniciais que chegam a até R$ 12 mil.

Vale lembrar que o projeto de lei da Terceirização, aprovado na Câmara e que irá ao Senado, não atinge as áreas autorizadas, por se tratar de carreiras de estado. A lei impacta, principalmente, empresas públicas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras.

Distribuição de vagas

De acordo com a tabela publicada pelo governo, a distribuição ficou assim:

– Executivo Federal

  • 22.463 vagas
  • 1.399 para substituição de terceirizados nesse setor

– Legislativo

  • 258 vagas para a Câmara dos Deputados
  • 100 para o Senado
  • 60 para o Tribunal de Contas da União (TCU).

– Judiciário

  • 139 vagas para a Defensoria Pública da União
  • 90 no Ministério Público
  • 18 no Conselho Nacional do Ministério Público
  • 130 no Superior Tribunal de Justiça
  • 366 na Justiça Federal.

– Justiça Militar da União: 10 vagas

– Justiça Eleitoral: 231 vagas

– Justiça do Trabalho: 1.236 vagas

– Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: 311 vagas

Pouco tempo

Diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella afirma que o número de vagas é bastante aceitável em um ano de cortes no orçamento, mas a demora na autorização pode criar problemas para quem quer ingressar na carreira pública. “Ficou muito perto do segundo semestre, o que vai gerar uma concentração de processos seletivos no fim do ano. Os candidatos terão pouco tempo para estudar entre um concurso e outro”, explica o especialista. Ou seja, se você se interessou, não perca tempo e já mergulhe nos livros.

Para Rodrigo Mesquita, professor do Universo do Concurso, o ideal é começar a estudar o quanto antes. “Com a autorização, daqui a pouco começam a ser publicadas as portarias específicas para os concursos. Depois disso, são seis meses para que o edital seja publicado. Então é importante iniciar os estudos”, avalia.

Áreas em destaque

Rodrigo Mesquita acredita que sejam criadas oportunidades principalmente nas áreas fiscais e de Segurança Pública. Já Paulo Estrella aposta nas áreas de Saúde e Educação. “Também são esperadas oportunidades para a Polícia Federal, Ministério da Fazenda e Receita”, avalia.

A dica é começar a estudar as matérias básicas, como direitos Constitucional e Administrativo, além de Língua Portuguesa e Informática, que são comuns a todos os processos seletivos.

Mesquita acrescenta ainda que para a área fiscal é importante se dedicar ao estudo de Direito Tributário, assim como Contabilidade, Estatística e Matemática Financeira.

Mercado de trabalho em crescimento

O mercado de trabalho apresentou ligeira melhora em março, após três meses de queda. Dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no fim de abril apontaram para crescimento de 0,05% (19.282) no número de empregos com carteira assinada criados em relação a fevereiro. O resultado é superior ao registrado em março de 2014, quando foram gerados 13.117 postos de trabalho.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, é esperado que em abril essa trajetória continue e o mercado siga na tendência de crescimento, revertendo o quadro negativo dos dois primeiros meses do ano.

Dos oito setores da economia, quatro registraram crescimento, com destaque para o setor de Serviços (0,31%), Administração Pública (0,33%) e Comércio (0,03%). A Construção Civil teve queda de 0,6% e Indústria de Transformação caiu 0,18%.

Concurseiros, já podem começar os trabalhos. É só ficar ligado aqui no Rede de Cursos, que vamos ando todas as informações que você precisa sobre os concursos públicos e como se preparar para cada um deles.

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.