Cursos Online
sábado , 19 janeiro 2019
Capa » Concurso Público » Concursos Públicos mais esperados de 2016

Concursos Públicos mais esperados de 2016

 

Olá, concurseiros!

Estão ansiosos para saber os concursos públicos 2016? Sabemos que o anúncio da suspensão de concursos federais para este ano, feito em setembro passado pelo governo trouxe incerteza no calendário dos concurseiros. Mas, não precisa se preocupar tanto assim. Nem tudo está perdido.

Segundo Nestor Távora, coordenador dos cursos para concursos públicos da LFG ainda não há definição dos termos da medida.

A iniciativa, caso levada a cabo pelo governo, vai afetar 40 mil cargos federais e está relacionada apenas aos concursos que ainda não tinham sido autorizados. Além disso, há exceções que podem acontecer. Uma delas é o concurso da Polícia Federal, com oportunidades para delegado e perito, que pode sair neste ano, segundo Távora.

Mesmo que seleções estaduais e municipais não entrem na suspensão prevista, o número de vagas em geral será menor em 2016, diz Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso.

Concursos Públicos mais esperados de 2016

Confira os concursos 2016 que devem ser mais disputados:

INSS

As 950 oportunidades oferecidas pelo concurso do INSS movimentam o começo de ano dos concurseiros, já que a prova acontece em maio.

Há vagas de nível superior para analista do seguro social e a formação exigida é em serviço social. De nível médio são 800 vagas para técnico do seguro social. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro e os salários vão até 7.496,09 reais.

O concurso é nacional com vagas para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal.

“Durante o ano de 2015, o INSS teve suas atividades muito atrasadas por conta da falta de pessoas para realizar o trabalho, bem como da greve realizada por seus servidores para protestar a demora da realização do concurso”, diz Rodrigo Lelis.

IBGE

Com salários de até 9,3 mil reais e 600 vagas, o concurso do IBGE recebe inscrições até o dia 28 de janeiro. São 90 vagas para cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas, funções que exigem curso superior.

Outras 460 oportunidades são para técnico em informações geográficas e estatística, direcionadas para quem tem nível médio, divididas entre diversas cidades do Brasil.

Banco do Brasil

 “A área bancária possui uma expectativa muito grande com a autorização do concurso do Banco do Brasil”, diz Jorge Alonso, coordenador do Curso Preparatório Equipe Rio. A previsão, segundo informações do Damásio Educacional é que o concurso com oportunidades para escriturário ocorra no primeiro semestre.

A última seleção feita pelo banco, com provas em outubro, para lotação em estados do Nordeste teve 153.286 inscritos para 860 oportunidades.

Ministério Público do Estado de São Paulo

Não afetados pela suspensão anunciada de concursos, os órgãos estaduais seguem fazendo seleções. “O Poder Judiciário e o Ministério Público realizam todos os anos concursos públicos seja para área meio seja para área fim”, diz Marcus Bittencourt, especialista em concursos.

Rodrigo Lelis, cita a seleção para promotor no Rio de Janeiro que está com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro. De acordo com informações do Damásio Educacional, no primeiro semestre deste ano há também previsão de concurso para selecionar promotores para os estados de Pernambuco e Roraima.

Tribunais Regionais do Trabalho

Sete concursos para juiz do trabalho estão previstos em 2016, segundo informações do Damásio Educacional. Oportunidades são para São Paulo (2ª Região), Fortaleza (7ª Região), Distrito Federal (10ª Região) Santa Catarina (12ª Região) João Pessoa (13ª Região), Espírito Santo (17ª Região).

Para analista e técnico do TRT também há previsão de centenas de vagas em São Paulo, Fortaleza e Campinas (15ª Região), com destaque para esta última que, segundo o Damásio Educacional terá cerca de 900 oportunidades.

Tribunais Regionais Federais

 “Um concurso precioso, por exemplo, que terá provas em 2016 é o concurso para 115 vagas de juiz federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Mato Grosso do Sul e São Paulo) ”, diz Marcus Bittencourt, especialista em concursos.

“O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que engloba as regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, está buscando a autorização para um novo concurso. O último foi em 2011 e, desde então, muitas vacâncias já ocorreram e precisam ser preenchidas”, diz Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso.

Defensorias Públicas

Neste primeiro semestre, Amapá, Acre e Espírito Santo têm concursos previstos para defensor público, de acordo com informações do Damásio Educacional. No Amapá, serão 57 vagas e salários de 11 mil reais oferecidos.

Tribunais de Justiça

Analistas e técnicos serão selecionados por Tribunais de Justiça de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e Roraima. Em São Paulo, concurso de nível médio para oficial de Justiça em São Paulo, já foi autorizado, com 73 vagas.

Polícias Civis

Em 2016, o Brasil recebe as Olimpíadas e a preocupação com a segurança pública é um fator a ser considerado, segundo Jorge Alonso, coordenador do Curso Preparatório Equipe Rio.

No primeiro semestre, Sergipe, Amazonas e Piauí vão selecionar delegados, segundo informações sobre concursos previstos repassadas pelo Damásio Educacional. Em São Paulo, concurso para diversos cargos está previsto mas não há definição ainda.

Polícia Federal

Responsável pelos concursos mais cobiçados, aguardados e concorridos na área de segurança pública, a Polícia Federal pode ter concurso em 2016, segundo Nestor Távora. “É uma previsão de concurso para delegado e perito”, diz. A seleção federal pode ser realizada em caráter de exceção, mesmo com a suspensão de concursos federais.

O último concurso que ofereceu oportunidades para os dois cargos teve mais de 80 mil inscritos, sendo 35.800 candidatos para as 100 vagas de perito e 46.633 concurseiros para as 150 vagas de delegado que foram abertas, na época.

Correios

É possível que o concurso para os Correios seja retomado em 2016,,segundo Rodrigo Lelis, do Universo do Concurso, e Nestor Távora, da LFG.

“É uma empresa pública que também vêm sofrendo com a falta de efetivo e, de acordo com sugestões do Ministério do Planejamento, precisou rever o concurso que ocorreria ainda em 2015. Agora a previsão é que o número de vagas ofertadas seja reduzido e um novo certame ocorra”, diz Lelis.

Vamos ficar de olho nos concursos públicos 2016 e aos poucos vamos atualizando aqui no Rede de Cursos.

Até mais!

Fonte: Exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.