Cursos Online
quinta-feira , 21 novembro 2019
Capa » Concurso Público » Como estudar informática para concursos públicos

Como estudar informática para concursos públicos

Olá concurseiros!

Mais dicas para vocês. Desta é para quem vai prestar algum concurso público que tenha a informática como matéria obrigatória.

Para auxiliar os candidatos na hora de estudar essa matéria, o site UOL Empregos solicitou algumas sugestões a Reynaldo Telles, professor e consultor de Tecnologia da Informação e autor do livro “Descomplicando a Informática” (editora Campus-Elsevier).

Método

Reynaldo adota um método de estudo progressivo que segue a seguinte sequência:

– Conhecimentos de hardware, Windows, Word, Excel e internet;

– Intranet e redes.

E ele ainda avisa: “Quando o concurso inclui o Br Office, Writer e Calc, os candidatos devem estudá-los após a sequência acima, pois o estudo já terá sido facilitado pelos conhecimentos anteriores”.

Segundo o professor, a familiarização com o computador é fundamental, mas não é garantia de sucesso. Informática não se estuda pelas anotações de sala de aula apenas. Cada conceito explorado no curso deve ser experimentado na frente do computador e treinado várias vezes.

“Em todos os casos, um ponto extremamente importante é o conhecimento dos ícones e teclas de atalho de cada aplicativo ou sistema operacional”, afirma Reynaldo.

Como estudar

Reynaldo explica que tutoriais de programas só têm validade para concursos quando o candidato não conhece praticamente nada sobre o assunto. Neste caso a preparação deve ser iniciada com bastante antecedência.

“A preparação para um concurso requer que o candidato já tenha prática nos softwares, mas apenas esta prática não garante em absolutamente nada o sucesso. Tenho vários conhecidos especialistas em atividade de informática que não acertam a maioria das questões e exercícios que eu proponho. Isto porque os concursos apresentam questões muito específicas e diversos itens envolvendo atualidades tecnológicas às quais o usuário comum não tem acesso”, afirma o especialista.

O professor diz que a melhor fonte de estudos são os sites especializados em cada assunto – desde que voltados para concursos. E não é suficiente visitar sites de grandes empresas de informática, pois se não são direcionados para concursos, acabam apresentando conceitos avançados demais para usuários não experientes.

E não adianta se afobar: “O estudo de informática este deve ser feito aos poucos. Pequenas etapas é o segredo do sucesso. Ninguém consegue assimilar nenhum software de uma única vez”, afirma o consultor.

Provas anteriores

Reynaldo informa que é preciso ter cautela ao utilizar provas de concursos anteriores para estudar, pois na área de TI (Tecnologia da Informação) os conhecimentos evoluem muito rapidamente e provas com mais de três anos podem fornecer informações desatualizadas.

Pegadinhas

Cuidado neste quesito! Segundo o professor, explicar uma “pegadinha” em poucas palavras é um trabalho muito complexo. Por isso ele disponibilizou alguns links para que o candidato possa estudá-las:

Windows x Word

Word e Writer – 1

Word e Writer – 2

Excel – 1

Excel – 2  

Calc

Writer

Dicas simples e objetivas que ajudam a descomplicar a prova de informática em concursos.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.