Cursos Online
terça-feira , 20 agosto 2019
Capa » Carreira » Quais habilidades o estudante do século XXI precisa ter?

Quais habilidades o estudante do século XXI precisa ter?

 

O grande ápice do século 21 são as tecnologias digitais. Elas estão presentes em todos os aspectos de nossa vida, desde a operação de atividades complexas até na própria rotina do dia a dia. Junto com as tecnologias vem a grande possibilidade de interação com todas as pessoas em todas as partes do mundo e a velocidade com que essa comunicação ocorre, tendo como consequência também a velocidade com que as tendências e tecnologias se desenvolvem e mudam.

Em meio a tantos estímulos, o jovem do nosso século precisa ser uma pessoa antenada com todo esse turbilhão de informações, veloz e dinâmico o suficiente para acompanhar e empreender o progresso tecnológico e social.

Conheça abaixo algumas habilidades importantes para todos os jovens do século 21.

Criatividade

Há algumas décadas, a mão de obra física era a maior necessidade do mercado, para operacionalizar os processos e produzir. Com o advento das tecnologias, que tem por objetivo facilitar e otimizar a nossa vida, essa mão de obra vem sendo substituída pelas máquinas. Hoje, elas fazem o trabalho que muitas pessoas antes faziam de forma mais rápida e eficiente. Dessa forma, as jornadas de trabalho foram diminuindo e, consequentemente, sua demanda, abrindo espaço para a necessidade de pessoas criativas, capazes de desenvolver novas tecnologias e novas ideias cada vez mais eficientes para um objetivo. O século 21 exige hoje jovens que sejam criativos, críticos e inovadores.

Empreendedorismo

Numa sociedade que valoriza a criatividade, o empreendedorismo entra em sua capacidade de inovação, de fazer diferente. O estudante do século 21, ao chegar ao mercado, precisa entender que seu diploma não é mais suficiente para garantir uma boa colocação; não é a toa que hoje, as pessoas cada vez mais trocam de empregos, mesmo dentro da mesma empresa, de modo a estar o tempo inteiro renovando suas capacidades e empreendendo novos projetos.

Habilidades interpessoais

Junto com as grandes exigências de especialização, as pessoas hoje não conseguem mais dominar sozinhas um setor de uma empresa ou um projeto. É preciso que ela conte com outros especialistas para trabalhar em equipe. Portanto, as habilidades interpessoais e a capacidade de um estudante de trabalhar em equipe são fatores de grande valia para garantir um bom desempenho e oportunidades profissionais. Isso também inclui a capacidade de se comunicar de diferentes forma com pessoas diferentes.

É essencial que o estudante consiga comunicar seus projetos, argumentar e se expor publicamente. Nas escolas, essas habilidades podem ser treinadas com os estudantes através de apresentações orais de trabalhos, debates e discussões em sala. Independente da área de interesse, é importante também que ele domine a comunicação escrita, que saiba escrever.

Automotivação

Numa sociedade que muda constantemente, dificuldades de adaptação ou de acompanhar determinadas tendências aparecem como fenômenos comuns na vida dos jovens do século 21. Por isso, o estudante não pode se deixar desanimar por qualquer coisa, mantendo o entusiasmo para continuar e se aprimorar principalmente em meio às dificuldades. Por isso que é de grande importância que o jovem se empreenda em projetos que se conectem com seus valores e suas paixões. Na vida do estudante, uma estratégia de automotivação pode ser encarar os sistemas de avaliação (provas, trabalhos) como uma forma de demonstrar para si mesmo os conhecimentos que adquiriu – uma forma de autoconhecimento.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.