Cursos Online
quarta-feira , 23 outubro 2019
Capa » Carreira » Quais as profissões que sumirão nos próximos anos?

Quais as profissões que sumirão nos próximos anos?

 

Com os ciclos culturais e tecnológicos, muitas profissões acabam sumindo com o passar dos anos e outras vão surgindo, de acordo com as demandas da sociedade de uma época. Em nosso século, um grande responsável pelo desaparecimento de profissões é o desenvolvimento dos meios de automação e das redes de informática, que substituem determinadas atividades com a mesma ou até maior eficácia que o trabalho humano.

Confira abaixo algumas das profissões que devem desaparecer nos próximos anos.

Telefonista

Esses profissionais já foram essenciais na implantação das grandes redes de telefone. Eles conectavam chamadas de longa distância e transferiam ligações de forma manual. Porém, este trabalho hoje é realizado de modo digital, através dos ramais e dos atendimentos eletrônicos com aquelas famosas mensagens “aperte XX para administração” ou que fazem até mesmo identificação de fala automática. A ideia hoje é tornar os serviços cada vez mais objetivos e rápidos.

Datilógrafo/digitador

Há 30 ou 40 anos, essa era uma das profissões mais requisitadas nos escritórios. Depois, tornou-se um requisito para as habilidades de secretariado e hoje, com a evolução e popularização dos computadores, essa profissão se tornou um hábito comum e muitos datilógrafos se tornaram hoje digitadores. Não é mais uma profissão tão requisitada, necessária apenas em situações específicas, como em redações de livros ou em trabalhos de transcrição.

Cobrador de ônibus

São os profissionais encarregados de fazer as cobranças das tarifas nos ônibus e de dar aos passageiros informações sobre o trajeto e suporte durante a viagem. Com o advento dos bilhetes eletrônicos, em forma de cartões com chip, as pessoas raramente pagam as passagens ao cobrador e essa profissão já não tem mais tanta relevância. Em muitos micro-ônibus não existe mais cobrador, transferindo as funções de eventuais cobranças em dinheiro e informações dobre o trajeto, para o motorista.

Frentistas

Assim como com os cobradores de ônibus, em muitos países, o abastecimento dos carros em postos de combustível já é feito pelo próprio dono. A liberação do combustível é feita de forma programada e automatizada pelo próprio motorista que paga antecipadamente a quantidade de combustível que deseja abastecer através de bombas de autosserviço.

Trabalhadores domésticos

A contratação dos trabalhadores domésticos, como diaristas e empregadas, está cada vez mais cara, muito por conta das regulamentações trabalhistas. Dessa forma, muitas pessoas preferem executar os serviços domésticos por conta própria.

Trabalhadores rurais

O modernização das máquinas e automação dos trabalhos agrícolas tende a reduzir o número de trabalhadores rurais, que por sua vez, tendem a sair do campo e buscar outras oportunidades nas cidades.

Vendedor porta-a-porta

São diversos os fatores que dificultam a sobrevivência dessa profissão. Um deles é que as pessoas com maior poder aquisitivo dificilmente são encontradas em casa, dificultando o acesso aos clientes. Outro fator é a possibilidade das compras pela internet, que vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais espaço na prática do consumidor, reduzindo a necessidade das empresas de contratar um vendedor externo.

Caixa de estacionamento

Hoje já é muito comum a existência de aplicativos mobile e diversos totens espalhados para fazer o trabalho de caixa de estacionamento, que dá mais agilidade ao atendimento e evita a formação de longas filas. Além dos caixas de estacionamento, é comum também que os consumidores comprem os ingressos das salas de cinema de forma digital.

Trabalhadores do setor industrial

As indústrias são as principais beneficiadas com os processos de automação e, por isso, nos próximos anos, as vagas nessas áreas tendem a reduzir, permanecendo apenas os profissionais mais qualificados e aqueles que prestam suporte técnico às máquinas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.