Cursos Online
sábado , 24 agosto 2019
Capa » Carreira » Por que aprender programação é importante?

Por que aprender programação é importante?

 

A programação invadiu todos os espaços da vida e está presente nos maios mais sutis, dentre nossas atividades rotineiras que muitas vezes nem percebemos. Certamente você já deve ter visto crianças desde cedo desenvolvendo habilidades de utilizar celulares, tablets e até mesmo computadores com tanta desenvoltura ou até mais que um adulto. Isso ocorre porque programação é uma forma de linguagem, assim como a falada e a escrita; sua lógica é a mesma, portanto, programação é uma forma de comunicação.

Quando estamos navegando na internet, conversando em chats, jogando e utilizando aplicativo, ou até mesmo quando ligamos um aparelho micro-ondas, estamos utilizando os benefícios desse tipo de linguagem, que cria e mantém os softwares que utilizamos a todo o tempo.

A programação é hoje o caminho para tornar as pessoas fluentes em novas tecnologias. Essa necessidade se dá pelo fato de que hoje, no mercado de trabalho, em praticamente todas as áreas há o manuseio e manutenção de tecnologias, desde máquinas até no meio virtual, onde as redes de internet e mídias sociais estão presentes nas atividades de todas as empresas. Em um mundo coberto por tecnologias, quem não souber programar poderá encontrar muitas dificuldades de comunicação.

Mais do que o mercado de trabalho, as tecnologias abrem novas possibilidades de compreensão de mundo e interação que antes não eram possíveis, por isso, aprender programação também é o caminho para poder perceber o mundo de diferentes maneiras, acompanhar e se adaptar às suas mudanças.

Programação e matrizes de educação

Michel Resnick, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) afirma que hoje as crianças já nascem com um pensamento digital. Isso se dá pela influência do mundo onde elas já se inserem e, por isso, ele defende um modelo de educação em que as crianças já aprendam a linguagem de programação desde cedo, assim como aprendem a ler e escrever.

No Instituto, ele lidera um laboratório de mídia que já é conhecido como “jardim de infância”, por trabalhar justamente com projetos de educação infantil de programação gratuita para crianças de todo o mundo, em que, utilizando os mesmos métodos de ensino de crianças (através de histórias e ilustrações) ele ensina a criança a expressar sua imaginação digitalmente, montando programas a partir de diferentes categorias e já vendo o resultado na tela.

Não somente o Michel Resnick, mas também diversos outros pesquisadores defendem a inclusão da linguagem de programação das matrizes de educação do ensino fundamental, inclusive no Brasil. Grandes nomes da computação como Bill Gates (Microsoft) e Mark Zuckerberg (Facebook) desenvolvem campanhas de conscientização pela importância de se aprender a programar. Além deles há também a Code.org, que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha nos Estados Unidos para incentivar as pessoas a estudarem essa nova linguagem. Programação é o futuro do desenvolvimento tecnológico.

Quais as vantagens de aprender a programar?

Para que se limitar a jogar em um aplicativo se você pode criar os próprios jogos? Essa é a lógica. A necessidade de se aprender algoritmos e softwares está muito além de sua utilidade profissional. Como uma linguagem, saber programar permite que o indivíduo saiba se expressar através das tecnologias, e não apenas manuseá-las. É uma forma de conseguir visualizar os próprios pensamentos e projetos através da tecnologia (assim como o trabalho do laboratório de mídias “jardim de infância”) e poder observá-los de diferentes ângulos, contando com diferentes recursos de análise. E, como as tecnologias digitais estão presentes em todos os aspectos de nossa vida, essa linguagem também se torna uma grande necessidade de ampliação das possibilidades de expressão.

Onde aprender programação

Rede de Cursos disponibiliza para você apostilas gratuitas de Curso Técnico de Programação. Aproveite e faça o download do material!

Uma outra opção gratuita é o  curso online grátis de Lógica de Programação, do Senai. O curso tem por objetivo capacitar o aluno a conhecer os princípios básicos da lógica de programação para poder criar sites, desenvolver games e programar robôs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.