Cursos Online
sexta-feira , 25 setembro 2020
Capa » Carreira » O que é preciso saber antes de estudar Engenharia?

O que é preciso saber antes de estudar Engenharia?

 

O curso de engenharia é famoso por seu grau de dificuldade e por poucos concluírem. Isso acontece por que é um curso que exige uma alta qualidade de competências e conhecimento de disciplinas, que vai muito além das memorizações de fórmulas que se acostuma a fazer no período escolar.

Independente da especialidade cursada, o curso de engenharia se propõe a ir além: das fórmulas já prontas, dos padrões já estabelecidos, e desvendar a estrutura, ou a ordem de funcionamento das coisas que dão origem a tudo o que encontramos no mundo, sejam construções, embarcações, redes de energia, máquinas, ecossistemas, etc e, por isso, é o curso do aprofundamento. Para um engenheiro, não basta saber a regra de três, é preciso compreender as relações que formam essa regra.

Um curso dessa complexidade demanda dos estudantes uma série de habilidades e afinidades que precisam ser desenvolvidas desde antes. Conheça algumas coisas que é preciso saber antes de estudar engenharia:

Matérias mais Importantes

Matemática: É basicamente a linguagem da Engenharia e a base para a compreensão de outras disciplinas, como física e química. O aluno precisa saber pelo menos as noções gerais de matemática: Saber realizar as 04 operações aritméticas, principalmente a divisão, que muitas pessoas se acostumam a fazer na calculadora e se esquecem de como resolver as operações; Trigonometria; Geometria Analítica e Espacial; Álgebra e Funções. Essas duas ultimas matérias são as mais cobradas nos primeiros semestres do curso, seguindo as disciplinas de geometria e trigonometria. Um estudante de engenharia precisa ter também uma boa noção de espaço para compreender, e não apenas aplicar, as fórmulas.

Física: Outra disciplina de grande importância e que acompanha o engenheiro em toda a sua atuação. Dessa forma, é interessante que o candidato tenha uma noção básica de todas as áreas da física, pois serão revistas em praticamente todas as disciplinas do curso em um nível de aprofundamento muito maior do que o da escola. É mais interessante que o aluno compreenda como montar as fórmulas apenas ao analisar uma situação e não somente memoriza-las. Dessa forma, ele precisa saber de onde vem cada fórmula, quais os princípios que levaram até aquela sentença. Outra noção importantíssima é a de unidades (metro, quilômetro, segundo, quilograma, mililitro, etc), pois elas farão parte de todos os cálculos.

Química: é importante ter uma compreensão generalizada da química, pois ela opera junto com os cálculos físicos em boa parte do tempo. Para a química, é importante que se saiba o básico, principalmente em relação a propriedades de substâncias.

Informática: Com todos os processos informatizados, um estudante de engenharia necessita saber noções de informática, pois os computadores o acompanharão em praticamente todas as suas atividades, principalmente na construção de projetos. Durante o curso, os alunos tem uma formação geral sobre o AUTOCAD, um programa essencial para todo engenheiro. Por isso, o estudante de engenharia já deve entrar no curso tendo familiaridade com a informática.

Competências

Dedicação: Engenharia não é um curso que se faz de qualquer jeito. Dada a responsabilidade do engenheiro, um detalhe errado em um cálculo pode colocar vidas em risco. Por isso, o estudante de engenharia deve desenvolver competências e condições (tempo, espaço) para se dedicar aos estudos e compreender os cálculos.

Raciocínio Lógico: Outra competência importante para o estudante de engenharia é conseguir desenvolver um raciocínio lógico afiado para conseguir perceber padrões e compreender as relações físicas rapidamente. Ele terá que construir fórmulas o tempo inteiro e por isso, é preciso que tenha facilidade em lidar com números e realizar cálculos.

Disciplina: Para ser aprovado nas disciplinas de engenharia é preciso estudar muito! Para isso, o estudante de engenharia deve desenvolver uma disciplina de estudos e revisões, pois, sem ela, não será possível concluir o curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.