Cursos Online
domingo , 20 setembro 2020
Capa » Carreira » Como se tornar diretor de arte?

Como se tornar diretor de arte?

 

A Direção de Arte é uma profissão difícil, que exige bastante dedicação e atualização constante. Portanto, se você deseja ser Diretor de Arte, saiba que não dá para ficar parado. Por outro lado, essa é uma profissão belíssima e seus resultados fazem a grande diferença em qualquer projeto de arte, seja no cinema, teatro, música, etc.

O trabalho do diretor de arte é o de vender e promover o seu cliente, projeto, produto ou serviço. É preciso que esse profissional consiga ressaltar aquilo que se pretende trabalhar. Dessa forma, antes de tudo, o profissional necessita conhecer as demandas e necessidades de seu cliente e saber relacioná-las às suas próprias referências.

Como a rotina de um diretor de arte varia de acordo com a sua produção, haverá dias mais tranquilos assim como haverá dias em que o sono será luxo. Prepare-se para trabalhar 12h por dia.

Atualize-se e saiba trabalhar em grupo

Um diretor de arte precisa saber quais são as tendências e os estilos artísticos que estão em voga em uma sociedade e, ao mesmo tempo, se antecipar às tendências futuras. Além das tendências, o profissional também precisa conhecer as tecnologias e materiais que se pode utilizar.

Somente assim, ele poderá entender os recursos artísticos que estão à mão e poder usá-los com criatividade, sem copiar de outros trabalhos. Por isso, é importantíssimo estar ligado às novidades e aos trabalhos de diretores de arte em outros lugares, outros países e se atualizar constantemente de modo a criar novas referências e evitar cair na repetição do seu trabalho.

Geralmente o diretor de arte recebe a ideia de outro profissional e seu trabalho é executá-la, dessa forma, outra característica do Diretor de arte é a de ser visionário – conseguir olhar além e ampliar a ideia que lhe foi dada com originalidade.

Em uma filmagem, o diretor de arte é responsável por todos os recursos visuais e artísticos, o que incluem cenários até a cor de um objeto ou o posicionamento de um item decorativo. Ele trabalha não só na criação, como na supervisão de todo o processo de construção, utilização e desmontagem do cenário nos mínimos detalhes.

Em produções maiores, ele trabalha juntamente com design de interiores e design de cenários. Por isso que, para ser um diretor de arte, é preciso também que você saiba trabalhar em grupo, desenvolver boas relações interpessoais e ter habilidade de comunicação clara, de modo que a equipe de fato entenda o que está a construir em todos os detalhes. Além de também saber ouvir as ideias e percepções dos outros profissionais envolvidos, uma vez que aquilo que eles tem a dizer pode servir como crivo e “garagem de novas ideias” para o seu trabalho.

Dicas para iniciar sua carreira como diretor de arte

Se você quiser ser um diretor de arte de sucesso, além de uma boa formação e atualização constante, você precisa ter um portfólio. Esse será o seu principal currículo. Nele você colocará fotografias de cenários que montou e outros trabalhos que fez; em portfólios digitais é possível acrescentar vídeos, o que pode contar muito ao seu favor. Tendo um portfólio, você poderá procurar emprego em produtoras e com diretores executivos de estúdios.

Quem trabalha com criatividade sabe que nessa área é preciso ter paciência e ir devagar. Aceite trabalhos menores que lhe darão experiência e enriquecerão seu portfólio; se conhecer algum diretor de arte experiente, aproxime-se a aprenda com ele. Para ganhar confiança e aceitabilidade pelos estúdios de cinema, é preciso ter trabalhos para mostrar, por isso, aceite todos os trabalhos que vão te aproximar de um estúdio e aos poucos seu nome e seu trabalho serão vistos pelas pessoas certas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.