Cursos Online
domingo , 21 abril 2019
Capa » Carreira » Como posso seguir a carreira de Fotografia?

Como posso seguir a carreira de Fotografia?

 

Uma das artes mais encantadoras é a fotografia e muita gente tem vontade de aprender, seja para aprimorar suas habilidades pessoais, seja com fins profissionais. Porém, para ser um fotógrafo profissional não basta apenas saber tirar boas fotos, é preciso investir em estudos, material, divulgação e ter uma boa gestão. Além, é claro da experiência.

Se você deseja fazer dessa arte sua carreira, confira abaixo algumas dicas essenciais que irão te ajudar a ser um excelente fotógrafo.

Estude: desenvolva e aprimore suas habilidades em fotografia

Não há uma receita certa para se tornar um fotógrafo profissional. Muitas pessoas procuram aulas, cursos e até mesmo faculdade com foco em fotografia para aprender, outras acreditam que isso não é necessário. Você pode aprender até mesmo sozinho ou com cursos livres. O importante é que esteja sempre estudando, experimentando e aprendendo novas técnicas. Uma excelente dica para isso é aprender com outros profissionais da área. Não importa qual seja o caminho, nunca deixe de desenvolver suas habilidades em fotografia e aprender coisas novas, pois quando se trabalha com arte, deve-se estar sempre atento à criação, à novidade das técnicas e tendências.

Invista: utilize bons equipamentos

Um dos fatores mais importantes para se fazer boas fotografias é o tipo de equipamento utilizado. Há equipamentos e lentes para todos os tipos de ambientes, efeitos e condições. Por isso, o tipo de equipamento a utilizar dependerá do tipo de fotografia que você deseja fazer. Geralmente você precisará de um ou dois corpos de câmera e algumas lentes que se adaptam a situações variadas, pelo menos a princípio. Além da câmera, também é importante investir em um software de edição fotográfica de boa qualidade – e aprender a usar bem todos os seus recursos, é claro! Um bom fotógrafo também precisa ser um bom editor.

No desenvolvimento de sua profissão, principalmente se planejar montar um estúdio fotográfico, outros equipamentos serão necessários, como fundos, tipos de iluminação, etc.

Para o seu investimento, não é preciso gastar todo o seu dinheiro de cara em equipamentos caros. Para começar, você pode adquirir equipamentos usados que estejam em boas condições de uso e garantir um preço melhor sem comprometer a qualidade de seu trabalho.

Depois, explore os seus equipamentos, conheça todas as configurações e recursos que ele oferece, treine sozinho antes de marcar um ensaio com alguém. Treine muito, até saber trocar as lentes de olhos fechados. A segurança no manuseio lhe ajudará a ter segurança na qualidade da fotografia que você fizer.

Currículo: construa um portfólio

Para que qualquer pessoa contrate o seu serviço, você precisará de um trabalho para mostrar, o portfólio. Use fotografias de trabalhos e tipos variados para explorar os seus talentos. Você pode contratar modelos amadores de agências locais ou fazer ensaios gratuitos para ampliar seu portfólio. Só não o deixe muito longo; dez fotos são suficientes.

Adquira experiência

Se for possível, faça um estágio com um fotografo profissional para que você possa adquirir experiência em todas as fases de uma fotografia com boa supervisão. Você poderá conhecer também como funciona de forma geral a administração desse tipo de trabalho, tirar dúvidas, etc. E utilize também esse momento de supervisão para tentar encontrar as próprias habilidades pessoas, as próprias tendências em fotografia.

Apareça: divulgue o seu trabalho

Um excelente ambiente para divulgação do seu trabalho são as redes sociais. Você pode criar uma página no Facebook, Instagram ou Tumbrl, e divulgar algumas de suas fotos. Essas redes sociais servirão como “cartão de visitas” do seu trabalho para pessoas desconhecidas. As redes sociais também são excelentes ambientes de interação, você pode usá-las para fazer sorteios de brindes através de compartilhamentos, etc.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.