Cursos Online
sábado , 19 agosto 2017
Capa » Carreira » Como fazer um teste vocacional online

Como fazer um teste vocacional online

 

A pressão de ter que escolher um curso meio a tantas opções é uma das situações que fazem os jovens procurarem por testes vocacionais.

Na internet você encontra testes de todos os tipos e especificações, com boa e má qualidade. Porém, antes de fazer um teste vocacional online, é preciso estar atento a algumas dicas que irão te ajudar a interpretar muito melhor os resultados.

Saiba do que você não quer

Muitos de nós muitas vezes não sabemos o que queremos, mas certamente, temos uma ideia de coisas que NÃO queremos.

A primeira coisa a se fazer antes de preencher um teste vocacional é refletir sobre aquelas profissões que você definitivamente não gostaria de seguir e elencar também os motivos que o levaram a essa decisão. Talvez conhecer melhor esses motivos ajudarão a afunilar um pouco a gama de opções e ter mais foco nas ideias.

Saiba de seus valores profissionais

O quê você espera realizar em uma profissão? Para que você gostaria de trabalhar  para ganhar dinheiro? Para ajudar pessoas? Para desenvolver um hobbie? Para agradar sua família / outra pessoa? É importante você ter em mente suas prioridades profissionais e, junto a elas, escrever profissões que se relacionariam com essas prioridades. Muitas vezes temos mais de uma prioridade e, então, será que não haveriam profissões que se encaixariam em todas elas?

Conheça seus limites

Quais cursos você poderia cursar? Seria possível pagar a mensalidade de um curso particular? Você poderia se mudar de cidade para estudar? Dá para conciliar com trabalho (se houver)? Essas são outras perguntas que você pode se fazer, para descobrir também, dentre as diversas opções, quais cursos você poderia de fato fazer no momento, quais carreiras poderia investir.

Escolha bons testes

Na hora de escolher por um teste vocacional, opte por aqueles de fontes mais confiáveis. Existem diversos testes vocacionais gratuitos ou não na internet, disponibilizados por grandes mídias de comunicação, mídias educacionais, centros de pesquisa, etc.  Testes mais completos podem ajudar a delimitar melhor suas características. Alguns testes apresentam tendências profissionais apenas, outros direcionam algumas profissões. Se possível, combine testes e relacione-os com as reflexões anteriores que você já fez.

Dê respostas sinceras aos testes, sobre aquilo que você realmente é / gosta e não somente sobre o que você idealiza ou o que sua família / outras pessoas idealizam para você. Lembre-se de que os testes não te darão respostas definitivas, essas respostas serão um processo de escolha sua. Eles apenas farão sugestões de tendências e traços de personalidade que eventualmente combinam mais ou menos com uma profissão ou outra. Mas a escolha é muito mais complexa do que isso e envolve fatores emocionais, sociais, psicológicos, familiares, da história de cada um, etc e cabe apenas ao estudante essa decisão.

De qualquer maneira, lembre-se sempre de que nada precisa ser definitivo. Se num futuro você perceber que não era o que imaginava ou perder o interesse pela profissão, você é totalmente capaz de começar outra vez e escolher um novo caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.