Cursos Online
quarta-feira , 18 outubro 2017
Capa » Carreira » 7 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

7 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

 

Você foi selecionado para uma entrevista de emprego com seu possível futuro gestor, é sinal de que passou por uma escolha e tanto na hora do processo seletivo. Você pode ficar contente, mas de jeito nenhum pode achar que já está contratado. Para se sair bem nesse momento, além de respirar muito fundo, você precisa pensar no que vai falar, na forma de como vai preparar sua fala e se preparar para as mais diversas perguntas.

 

Primeiro passo organize os pensamentos

Um tempo antes da entrevista de emprego, pare para pensar naquelas situações que foram mais importantes em sua vida profissional. O certo é que você selecione de 3 a 8 situações e examine o papel que você fez em cada uma dessa situações delas, o que você adquiriu nelas, quais foram os desafios enfrentados.

Isso porque, na hora da entrevista, você poderá estar muito nervoso e não se recordará dos bons exemplos para poder contar. Quando selecionar esses exemplos, observe que cada uma pode se encaixar em diversas habilidade e que possa ser o que a futura empresa necessita.

Mostrar experiência

Na entrevista de emprego, especialmente para quem já tem muita experiência na vida profissional, é sempre bom mostrar os resultados. Para mostrar suas entregas e realizações profissionais você pode usar uma técnica chamada de STAR, estruturando os casos em situações, tarefas, mais ações.

Mostre que você saber finalizar um pensamento

O ideal é que você sempre finalize as suas falas com algo muito positivo. Como por exemplo, você pode terminar um relato contando que, quando terminou determinado plano, foi promovido.

Não faça perguntas absurdas

Algumas empresas fazem um tipo de perguntas bem esquisitas na hora de entrevistar o candidato. Já vimos falar em quantas bolinhas de gude cabem em um avião ou até quantos McDonald’s tem em São Paulo. Essas perguntas parecem engraçadas e podem parecer só uma pegadinha, mas, em parte dos casos, são feitas para poder testar o seu raciocínio lógico.

O comum é que elas sejam feitas em bancos de investimento e consultorias, além de empresas mais modernas como o Google, que é muito aceito esse tipo de questões para todas as posições de cargos. Se você se esbarrar com uma questão desse tipo, mostre como você é capaz de estruturar seu raciocínio e chegar a uma resposta bem lógica, que no caso não precisa estar correta.

Aquele sorriso bem amarelo

 Há casos em que essas questões aparentemente absurdas são feitas somente para quebra do gelo aquele momento em que não se conhece nada da pessoa e observar as reações do candidato. Não vai existir nenhuma resposta certa ou muito menos errada, o que vale é a ideia do recrutador diante da sua resposta, seja ela qual for a resposta. Portanto, vale muito a pena ter um bom senso de humor e evitar aquele sorrisão amarelo de quem não sabia o que ia dizer.

Fazer a lição de casa

Outra pergunta que frequentemente se vê nas entrevistas é o por que você quer trabalhar aqui nessa empresa? Pode parecer uma questão, mas por trás dela tem a vontade de a empresa buscar um profissional com valores ligados aos seus.

Pode acreditar que não tem resposta pronta para nenhuma dessas questões. Para responder a elas, você deve, sim, de fazer a sua lição de casa e saber tudo o que puder sobre a empresa que vai fazer a entrevista.

Última dica: não minta de maneira alguma

Contar uma mentira, aumentar uma coisa aqui e outra ali é muito feio em qualquer tipo de entrevista de emprego. O recrutador é uma pessoa bem treinada para perceber esses deslizes seus. Ele faz isso o dia todo e tem muita experiência no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.