Cursos Online
quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » 5 universidades no exterior que oferecem bolsas de estudos

5 universidades no exterior que oferecem bolsas de estudos

 

Um dos maiores méritos de estudantes que investem em sua formação é ter a oportunidade de estudar em universidades estrangeiras. Além do contato com uma grande qualidade de ensino, outros conhecimentos e tecnologias, estudar em outro país traz um imenso enriquecimento pessoal e cultural a qualquer pessoa que se arriscar à aventura. A primeira coisa a se fazer é estar em dia com todas as documentações, como o passaporte.

Felizmente, hoje em dia é muito mais fácil alcançar esse sonho de muitas pessoas e diversas universidades em todo o mundo têm programas voltados para receber estrangeiros em cursos de graduação, pós-graduação e livres, oferecendo até mesmo bolsas de estudo e incentivo às trocas culturais, que são benéficas tanto para o estudante quanto à universidade.

Porém, esses programas têm datas específicas e são altamente exigentes e concorridos, exigindo dos estudantes um nível de conhecimentos elevado e projetos de pesquisa atraentes à cultura e economia locais.

Se você tiver interesse em prestar um curso em outro país, saiba que uma das exigências mais básicas é ter proficiência em inglês e/ou no idioma nativo da região – que vai muito além de dominar o idioma, é preciso fazer um exame de certificação, como o TEFL (para língua inglesa), por exemplo.

Os processos seletivos geralmente são abertos um ou dois semestres anteriores ao do início do curso, o que também exige do estudante planejamento e preparação. Além da análise de currículo e dos testes de proficiência, principalmente em cursos de pós-graduação, também é exigido o projeto de pesquisa que é submetido a uma banca avaliadora e cartas de recomendação de professores brasileiros.

É verdade que o processo de seleção não é tão simples, porém, se você tem vontade de estudar em uma universidade estrangeira, conheça os programas, exigências de seleção e se prepare para se destacar dentre a concorrência.

Muitos países, como o Canadá e a Irlanda, são bastante abertos a estrangeiros e estão constantemente lançando programas de incentivo aos estudos e intercâmbios. Conheça abaixo 05 universidades estrangeiras em países da Europa e América do Norte que possuem programas voltados especificamente para estrangeiros que desejam estudar e contribuir para o desenvolvimento local, e oferecem bolsas de estudo parciais e integrais:

  1. DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) – Alemanha: Para você que deseja estudar pós-graduação na Alemanha, o Programa Development-related Postgraduate Courses oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos nas áreas de Economia, Saúde Pública, Engenharia, Medicina Veterinária, Administração, Planejamento Urbano e outros. Conheça o programa no site.
  1. Várias universidades – Canadá: Há dois programas para brasileiros que desejam estudar em diversas universidades no Canadá: O Scholarships for non-Canadians, com bolsas de estudo para pesquisas e pós-graduação em diversas áreas e o Emerging Leaders in America Program, destinado para estudantes que desejam fazer intercâmbio e cursos de curta duração nos níveis de graduação de pós-graduação.
  1. Universidade de Vaasa – Finlândia: Por ano, essa universidade disponibiliza vagas para 20 estudantes estrangeiros nos cursos de mestrado nas áreas de gestão intercultural e comunicação. A única taxa que o estudante precisa pagar é de 142 euros por ano à União dos Estudantes. Vale a pena conferir essa grande oportunidade!
  1. Universidade Science Po – França: Na cidade das luzes, o programa Emily-Boutmy Scholarship oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros de nível graduação ou mestrado.
  1. Uversity – Irlanda: Essa universidade de artes está à procura de brasileiros, especificamente, para o curso Mestrado em Processo Criativo. Esse mestrado tem o valor de 20 mil euros, porém, são oferecidas bolsas de estudo integrais e parciais. Conheça o programa no site da universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.