Cursos Online
terça-feira , 11 maio 2021
Capa » Concurso Público » Português em Concursos Públicos: 5 dicas para ir bem

Português em Concursos Públicos: 5 dicas para ir bem

estudar09

Para ter sucesso em qualquer prova de português de concursos públicos é essencial dominar interpretação de textos, gramática e redação. Para os especialistas, a prova de português não deve ser subestimada mesmo por quem acha que já domina a língua.

Veja 5 dicas de como evitar passar pelos problemas mais comuns enfrentados pelos concurseiros nas provas de português:

1) Interpretação de textos e enunciados
Leia e releia com muita atenção o que está sendo proposto para garantir que você compreendeu bem o enunciado ou o texto. No caso de  enunciado, marque os verbos de comando, ou seja, aqueles que distinguem a ação esperada do candidato, como “justifique”, “indique”, “comente”.

2) Ortografia
Cultive o hábito de ler jornais, revistas e livro. Ler bastante, além de ajudar a diminuir os erros de ortografia, ajuda a melhorar a redação.
Dependendo da banca avaliadora, deslizes de ortografia podem eliminar um candidato.

2) Emprego da crase
Dê uma atenção especial ao tema, pois o uso da crase confunde muita gente. A dica é entender bem a fusão do artigo feminino “a” com a preposição “a”, pois as regras específicas de emprego podem confundir o candidato; bem como os casos optativos, em que a crase pode ou não ser usada.

4) Uso de pronomes
Estude com atenção as diferenças no uso de cada pronome, já que na linguagem coloquial muitas vezes usamos pronomes de forma inadequada.
É necessário ter cuidado para não confundir as regras sobre colocação de pronomes oblíquos átonos, como “me”, “te”, “se”, “lhe”, “o” e “a”.

5) Onde x aonde
A utilização de onde e aonde de maneira incorreta pode prejudicar os concurseiros. “Onde” é empregado para ideia de algo fixo, que não tem movimento, como em “Onde você mora?”. Já “aonde” acompanha verbos que dão ideia de movimento, de mudança, como em “Aonde você foi?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.