Cursos Online
domingo , 9 maio 2021
Capa » Concurso Público » Funai divulga edital de concurso público

Funai divulga edital de concurso público

 

Olá, concurseiros!

Mais uma opção para você que pretende prestar concurso público em 2016. A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou seu edital de abertura de inscrições para concurso.

Concurso da Funai

Serão oferecidas 220 vagas com remuneração inicial de R$ 6.346,02. As vagas foram assim divididas:

  • 208 para o cargo de indigenista especializado (exigência de nível superior em qualquer área)
  • 7 para engenheiro (exigência de formação específica de engenheiro)
  • 5 para engenheiro agrônomo (exigência de formação específica de engenheiro agrônomo)

A lotação dos cargos ainda está sendo definida e deve ser divulgada somente no edital.

O que faz um indigenista

Quer fazer o concurso da Funai, mas não sabe o que faz um indigenista? Conheça.

Cabe ao indigenista especializado, atividades de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, a sua proteção e melhoria de sua qualidade de vida, realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras, regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas, formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades, planejamento, organização, execução  e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial, ambiental, cultural e dos direitos indígenas, acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas, bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.

Necessidade de pessoal

Mesmo com a realização de concurso, a necessidade de pessoal na Funai não deve ser suprida. De acordo com declaração do coordenador geral de gestão de pessoas do órgão, Clayton Geraldo Mendonça de Castillho, em meados de 2015, a Funai contava com necessidade de mais de 1.000 servidores, em diversos cargos de níveis médio e superior.

Último concurso da Funai

Para ter uma ideia de como funcionam os concursos da Funai e já começar a se preparar e estudar, no último exame, realizado em 2010, foram oferecidas 200 vagas para indigenistas nos Estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Pará, Goiás, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, regiões Sul e Sudeste do país, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Região Nordeste em geral, e Brasília.

A organizadora foi o Instituto Cetro e a seleção contou com prova objetiva de 60 questões e redação. Do total de questões, 15 foram de língua portuguesa, 20 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.

A parte de conhecimentos gerais incluiu temas de raciocínio lógico quantitativo, noções de informática e administração pública.

Já pode começar a estudar, porque em concurso, vale a dica que sempre repetimos aqui: tem que se preparar cedo, antes mesmo do edital ser divulgado.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.