Cursos Online
quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Saiba qual a hora certa de fazer uma pós-graduação

Saiba qual a hora certa de fazer uma pós-graduação

 

 

Olá, pessoal!

Você já pensão em gestão de carreira? Ou seja, planejar como e quando você quer que as coisas aconteçam? Difícil, não é? Ainda mais se nesses planos está uma pós. Saiba aqui qual a hora certa de fazer uma pós-graduação.

Como escolher o curso, e a modalidade? Parece simples. Um tempo atrás lato e stricto sensu, por exemplo, costumava ser resolvida assim: mestrado e doutorado servem para carreiras acadêmicas, enquanto cursos de MBA e especializações preparam para o mundo corporativo.

Só que a realidade é um pouco mais complicada. Um estudo recente da consultoria Produtive mostra que o universo executivo valoriza, sim, mestrado e doutorado. Raros nas empresas, esses títulos até rendem salários mais altos do que diplomas lato sensu.

A hora certa para investir numa pós-graduação é mais um desses assuntos controversos. Enquanto alguns defendem a conquista de um título logo após a faculdade, outros dizem que é melhor esperar.

Rafael Souto, CEO da Produtive, é contra a pressa: “O que vejo é uma corrida desenfreada por títulos acadêmicos, o que leva ao subaproveitamento da pós-graduação por falta de experiência ou repertório para absorver as aulas”.

Por outro lado, profissionais que demoram muito para conquistar um novo diploma depois da faculdade podem ser interpretados como estagnados pelo mercado.

Quando fazer pós-graduação

Para Souto, não há respostas definitivas para essa dúvida. No entanto, ele propõe um parâmetro simples para organizar os seus planos: pensar em ciclos de amadurecimento.

“De três a cinco anos após a faculdade, considere fazer cursos de especialização, que são mais simples, ou aqueles que sejam de uma área próxima da sua formação original”, orienta Souto. Se você é graduado em publicidade, não precisa esperar para fazer uma pós em marketing, por exemplo.

Do 6º ao 10º ano de formado, já vale mirar cursos mais complexos, como um mestrado. Segundo Souto, essa também é a época mais indicada para um MBA, porque é provável que você já tenha tido alguma experiência com a liderança: “Buscar uma pós em gestão só faz sentido se você está próximo de assumir ou já assumiu uma posição nesse nível”, diz ele.

Acumular experiência também é recomendável para quem quer estudar uma área totalmente diferente da sua graduação – um engenheiro que mira uma pós em finanças, por exemplo.

Na opinião de Souto, o doutorado é uma etapa que exige ainda mais amadurecimento para quem almeja fazer carreira no mundo executivo.

Exceções para pós-graduação

Já se você pensa em trabalhar no meio acadêmico, as coisas funcionam de maneira diferente, diz a coach Eva Hirsch Pontes. “Nesse caso, o ideal é aproveitar o embalo dos estudos e emendar o fim da faculdade com o início da pós”.

Outro caso vai de encontro a essa norma é o de profissionais que atuam em empresas familiares desde a adolescência. De acordo com a especialista, quem teve uma experiência precoce com administração não precisa esperar tanto tempo para estudar o assunto com mais profundidade num MBA, por exemplo.

Uma terceira exceção pode ser aberta para quem fez estágios muito bons e desafiadores. “Se você foi exposto a situações complexas e ganhou bagagem suficiente nessa fase, pode pensar em adiantar o próximo passo da sua formação”, afirma Eva.

Pense muito bem no que você quer fazer de pós-graduação, se você está preparado, se é sua área de interesse e tudo mais que os especialistas comentaram. Seja MBA, mestrado, doutorado, especialização… seu curso estará lá, esperando por você.

Boa sorte.

Os especialistas foram consultados para matéria publicada no site Exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.