Cursos Online
sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » 20 profissões que vão crescer nos próximos anos

20 profissões que vão crescer nos próximos anos

 

Olá, pessoal!

Está na dúvida ainda de qual carreira escolher ou pelo menos a especialidade que vai seguir? Esta lista aqui pode te ajudar a achar aquela luz no fim do túnel. Dê uma olhadinha nas 20 profissões do futuro e veja se tem alguma que te agrade.

As demandas do mercado de trabalho crescem sempre, assim como a sociedade e a economia. E, muitas profissões e carreiras que serão destaque daqui a 10 anos estão ligadas à essas tendências econômicas e sociais projetadas por especialistas e estudiosos.

De acordo com a economista e professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Renata Spers, que coordenou a pesquisa “Carreiras do Futuro”, realizada por meio do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA), sustentabilidade, inovação, preocupação com a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida da população são as principais macrotendências identificadas. Por isso muitas das “profissões do futuro” são ligadas a estes temas.

Profissões do futuro

A lista abaixo foi feita pelo site Exame.com e, além da professora da FEA-USP, foram consultados também 6 especialistas em recrutamento para elaborar a lista com as 20 profissões que você confere a seguir e que serão destaque no mercado de trabalho do Brasil.

1- Gestor de ecorrelações

Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental), de legislação do tema (direito ambiental) e também é bom em comunicação.

“É um profissional que vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas. É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados a sustentabilidade”, explica a professora Renata Spers.

2- Gestor de resíduos

Outra profissão intimamente ligada à questão ambiental é gestão de resíduos. Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as atividades primordiais do profissional. “É pensar não só em reciclar mas também em diminuir a produção e o impacto dos resíduos”, lembra Sócrates Mello, diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

3- Engenheiro ambiental

Se hoje já uma profissão em alta, a engenharia ambiental deve se firmar com uma das carreiras do futuro, de acordo com grande parte dos especialistas consultados.

Plinio de Cerqueira Leite, da CL Executive Search & Interim Management, afirma: “sustentabilidade e meio ambiente são mandatários, não há dúvida que é tendência até por uma questão de racionalização de custos, que está dentro do tema sustentabilidade”, explica.

4- Engenheiro civil

Os investimentos na infraestrutura devem continuar, o que torna os engenheiros civis profissionais de destaque também nos próximos 10 ou 15 anos. “A infraestrutura é o que torna o país mais competitivo, sem ela tudo acontece de maneira mais lenta. Por mais que já se invista hoje, a necessidade continua e traz oportunidades para engenheiros de grandes obras”, diz Juliano Ballarotti, diretor da Hays em São Paulo.

5- Engenheiro de petróleo e gás

A busca por técnicas mais eficientes de extração é um dos motivos que fazem com que engenheiros sejam cada vez mais necessários no setor de energia, destaca Sócrates Mello, da Robert Half.

“A energia é um dos recursos mais importantes de um país e o Brasil tem se desenvolvido nesta área. Tem o pré-sal e já começam a surgir novas tecnologias para extrair gás de formações rochosas”, diz Juliano Ballarotti, da Hays. A falta de engenheiros, aliás, faz com que muitos projetos continuem no papel, de acordo com ele.

6- Engenheiro hospitalar

Engenheiros com conhecimentos técnicos para lidar com equipamentos hospitalares de alta tecnologia têm tudo para se destacar em alguns anos, segundo Rodrigo Vianna, da Talenses.

“É uma oportunidade para o engenheiro de formação especializado em equipamentos hospitalares”, diz. A preocupação de grandes hospitais em oferecer a melhor estrutura a médicos e pacientes tem puxado os investimentos e deve abrir mais oportunidades para quem se interessa pelo setor.

7- Bioinformacionista

Profissionais que mesclem informação genética e a elaboração de remédios são tendência no futuro, de acordo com a professora Renata Spers da FEA-USP que coordenou a pesquisa do Profuturo. “É um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos”, explica.

Pesquisa e desenvolvimento na área de biotecnologia é também uma das apostas de Rodrigo Vianna, da Talenses. “O Brasil tem hoje um celeiro grande de profissionais na área farmacêutica, mas está havendo uma migração para a área de negócios ligados a biotecnologia”, explica.

8- Técnico em telemedicina

A busca pela inovação e o aumento da expectativa de vida da população trarão destaque aos profissionais da telemedicina. Alternativa para carência de profissionais de saúde em áreas mais remotas do Brasil, a telemedicina permite que pessoas tenham acesso a diagnósticos sem estarem no mesmo local que a equipe médica.

9- Conselheiro de aposentadoria

O conselheiro de aposentadoria é um profissional com habilidades de contabilidade, finanças e de gestão de carreira, de acordo com Renata Spers. “É responsável por ajudar a planejar a aposentadoria, do ponto de vista financeiro, de plano de saúde e também faz o planejamento de uma segunda carreira já que as pessoas estão vivendo mais”, diz Renata.

Formação em administração, contabilidade, economia e especialização em gestão de carreira são boas maneiras de se preparar para esta demanda, segundo ela.

10- Gestor de qualidade de vida

Mapear riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho – promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – é função do gestor de qualidade de vida, uma das profissões do futuro, de acordo com Rodrigo Vianna, diretor-executivo da Talenses.

A formação acadêmica, de acordo com Vianna, pode ser abrangente, porque o que vai fazer a diferença na hora de garantir uma oportunidade como gestor de qualidade de vida é a experiência prévia no setor de recursos humanos.

11- Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho

A educação continuada é o foco deste profissional do futuro. “É alguém que indica cursos, faz o aconselhamento na formação dos funcionários, tanto na parte formal quanto na parte complementar, sugerindo leituras e viagens também”, explica Renata Spers.

De acordo com ela, as organizações já percebem a importância de seus colaboradores se aprimorarem e percebem que a educação continuada é o caminho. De acordo com a professora é uma boa oportunidade para formados em psicologia e que tenham especialização em administração com ênfase em gestão de pessoas.

12- Gestor de treinamento de varejo

A questão do treinamento de funcionários é uma das grandes tendências das redes de Varejo, segundo Ricardo Basaglia, diretor da Michael Page.

“O objetivo é padronizar o atendimento para que o consumidor entenda que a loja é a mesma seja onde ele estiver e que, portanto, vai encontrar o mesmo padrão de produto também”, explica.

13- Gestor de operações e logística

Investimentos em rodovias, portos, aeroportos puxam a demanda por profissionais da área de logística, de acordo com Juliano Ballarotti, diretor da Hays em São Paulo. A tendência é que a área de operações e logística ganhe destaque e abram-se novas oportunidades no ramo.

14- Gestor de inovação

Assim como hoje existe um departamento financeiro, um jurídico e um de recursos humanos, para um futuro próximo há quem projete um departamento de inovação dentro de grande parte das organizações.

A área de inovação já existe, mas , via de regra, é vinculada ao departamento de marketing. Nesse cenário projetado pelos especialistas, de mais autonomia e investimento na área, a figura do gestor de inovação ganha força. Com papel articulador, o gestor de inovação busca novas formas de fazer as coisas, promovendo redução de custos e tornando processos mais eficientes.

15- Gestor de marketing para e-commerce

Dificuldades de deslocamento em grandes cidades e o investimento em segurança nas transações comerciais pela internet turbinam o mercado de e-commerce. Com isso, surgem boas oportunidades na área de marketing deste setor. “É uma profissão que não é novidade, mas vai crescer ainda mais”, diz a professora Renata Spers.

Profissionais que contribuam para que a empresa garanta um melhor posicionamento no segmento de comércio eletrônico tendem a ser mais valorizados.

16- Gestor de comunidade

Fazer a comunicação com consumidores em redes sociais, fóruns e blogs, verificar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de identificar as oportunidades de negócio, são funções do gestor de comunidade.

17- Especialista em cloud computing

A armazenagem de dados em nuvem é uma das áreas apontadas pelos especialistas que também devem trazer boas oportunidades para os profissionais de tecnologia da informação nos próximos anos, segundo Rodrigo Vianna, da Talenses.

“Há a questão da exigência global por agilidade. O mundo é móvel, as informações não precisam mais ser armazenadas no hardware, hoje é possível acessar qualquer tipo de informação de qualquer lugar”, explica o especialista.

18- Gestor de big data

Não é novidade que as empresas estão buscando formas de lidar com o volume de informações (big data) que hoje circula pela internet. Por isso, uma das profissões que devem ganhar destaque no Brasil nos próximos anos, segundo Ricardo Basaglia, é a gestão de big data.

“O gestor de big data deve entender a questão técnica de armazenagem de dados e também identificar e analisar o conteúdo das informações, direcionando para diferentes departamentos da empresa”, diz Basaglia. Matemática, estatística e tecnologia são as áreas de formação mais adequadas para quem pretende seguir nesta profissão do futuro.

19- Advogado societário

Especialização em operações de fusões e aquisições é uma boa oportunidade para os advogados, segundo Lucas Ribas, diretor da Asap em Minas Gerais.

Quem tem interesse na área, diz Ribas, deve estar em dia com termos técnicos em inglês. “Os melhores cursos estão na Inglaterra e nos Estados Unidos então o profissional precisa conhecer bem o inglês jurídico”, explica.

20- Advogado tributário

Uma das posições mais difíceis de se preencher tem sido a de advogado tributário, segundo o diretor da Asap, em Minas Gerais.

E na hora de encontrar meios para conseguir ganhos através de um planejamento tributário, o profissional de direito tributário e formação contábil ganha viés estratégico. Segundo ele, o destaque para os profissionais da área deve continuar nos próximos anos.

E aí? Identificou-se com alguma carreira acima? Confira as dicas dos especialistas e siga a profissão que mais gosta.

Até a próxima.

Fonte: Exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.