Cursos Online
sexta-feira , 14 maio 2021
Capa » Cursos Técnicos e Profissionalizantes » Curso Técnico em Guia de Turismo – Senac-SP

Curso Técnico em Guia de Turismo – Senac-SP

 

Olá, leitores!

Dica de curso técnico profissionalizante. Se o que você quer é a área de serviços e comercial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, mais conhecido como Senac, é uma boa e respeitada opção.

A dica aqui é o Curso Técnico em Guia de Turismo.

Curso Técnico em Guia de Turismo

Neste curso técnico de qualificação em Guia de Turismo o aluno aprenderá a receber, conduzir, orientar e assistir pessoas ou grupos durante passeios, traslados e viagens nos âmbitos local, regional ou nacional. Estará apto a organizar e apresentar roteiros e itinerários de acordo com os interesses e as necessidades dos visitantes, como também a informar os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos de cada localidade, enriquecendo a experiência e ampliando os conhecimentos dos turistas.

No Senac-SP, além de adquirir domínio técnico-científico, o aluno desenvolve visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, para que possa tomar decisões e iniciativas em busca de soluções inovadoras.

Duração do curso técnico

800 horas

Conteúdo Programático do curso profissionalizante

Unidades curriculares

  • UC1: Estruturar roteiros e itinerários turísticos – 108 horas
  • UC2: Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos – 84 horas
  • UC3: Conduzir visitantes na realização dos roteiros e itinerários turísticos – 108 horas
  • UC4: Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos – 48 horas
  • UC5: Prestar informações turísticas no contexto local e regional – 84 horas
  • UC6: Prestar informações turísticas no contexto nacional e da América do Sul – 84 horas
  • UC7: Assistir visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos – 84 horas
  • UC8: Prática Profissional Guia Regional – 80 horas
  • UC9: Prática Profissional Guia de Excursão Nacional – 80 horas
  • UC10: Projeto Integrador Técnico em Guia de Turismo – 40 horas

Mercado de Trabalho

O Técnico em Guia de Turismo pode atuar em organizações públicas e privadas, como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, seja prestando serviços de forma autônoma, seja como contratado temporário ou efetivo.

O turismo gera impactos diretos e indiretos na economia, relacionados principalmente à movimentação de hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e outros serviços de transporte. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), estima-se que, até 2023, o turismo contribua com 6,9 trilhões de dólares para o PIB mundial e gere 72 milhões de novos empregos.

Por aqui, o cenário também é positivo: segundo classificação da International Congress & Convention Association (ICCA), o Brasil é o país latino que mais recebe eventos internacionais; ocupa o segundo lugar entre as nações do continente americano e o sétimo em nível mundial. Nessa perspectiva, cresce a demanda do setor por guias de turismo com qualificação especializada, conhecimento técnico e habilidades para apresentar tradições, culturas e costumes de cada destino.

Certificação do curso técnico

Para se cadastrar no Ministério do Turismo e exercer a profissão, o aluno deverá concluir o curso de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Guia de Turismo com 800 horas e ter no mínimo 18 anos completos no ato de solicitação do registro profissional.

Inscrições para o curso de Guia de Turismo

Este Curso Técnico em Guia de Turismo é apresentado em várias unidades do Senac. Para saber quais são e ainda mais informações sobre as datas em que será oferecido, acesse o Portal Senac.

Aproveite os cursos técnicos e cursos profissionalizantes do Senac-SP!

Boa sorte. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.